5 de novembro de 2009

JOÃO DA COSTA... DE LONDRES!

Prefeito de Londres INDO PARA O TRABALHO! DIARIAMENTE!!!

Deu no TREEHUGGER:
London's cycling mayor, Boris Johnson, is ...
Prefeito CICLISTA de LONDRES, Boris Johnson, é ...
Porque você acha que Londres está investindo pesadamente em ciclovias, infraestrutura ciclistica e alternativas integradas de transportes públicos com as bicicletas? OLÍMPIADAS DE 2012? Pode ser. Ou tb pode ser porque a cidade já tentou todas as alternativas "CONSERVADORAS" para resolver seus problemas de trânsito e tendo chegado ao limite, resolveu apelar para as alternativas "ALTERNATIVAS". Que eu lembre, já experimentou o rodízio, os chips de pedágio eletrônico, a proibição de estacionamentos, etc. E olhe que a cidade tem um Metrô realmente decente, e muitos ônibus, limpos e de boa qualidade. Só deve ter acontecido porque o prefeito de lá deve ter ficado de saco cheio de pegar engarrafamento! Experimentou a bike e nunca mais parou!

Enquanto isto, vamos de VIA MANGUE, CICLOVIAS DESTRUÍDAS E SEM SENTIDO, MAIS PONTES E MAIS VIADUTOS, NOVOS BINÁRIOS...

João da Costa precisava era andar de bike para o trabalho!... Ou quem sabe o próximo prefeito, porque este tá ruim viu!

COMENTEM!!!

9 comentários:

  1. rogerio eu concordo que o joao da costa deveria andar de bike para saber o que nos pedalistas ,ciclistas ou bicicloturistas.

    mas discordo quando voce so cita os culpados por nao organizar o transito e as ciclovias no recife , so os nossos governantes mas eu lembro a voce que também nao basta so vontade politica, tem que haver também pressão popular porque calados nao iremos conquistar nada mas massificando nossa bandeira eu acho que potencializa e muito os nossos governantes ouvirem e colocarem em pratica nossas propostas para um transito e uma cidade melhor!

    ResponderExcluir
  2. Marcos... se depender do povo, todo mundo vai querer ter seu carrinho e andar por vias limpas, abertas e sem nenhum tráfego! Estou errado? Pedalar é uma solução para os problemas que estão ai e que não vão sumir por conta do número de carros crescente e da falta de espaço na cidade. Mas isto não está assim tão entranhado nas pessoas, que na sua maioria é e continuará a ser conservadora. Infelizmente, precisamos mesmo de HOMENS DE VISÃO, OUSADIA E CORAGEM, para tomar medidas impopulares INICIALMENTE, mas que se mostrarão efetivas e perfeitamente adequadas no futuro próximo. É isto que pega! João Paulo teve visão, mas não teve coragem SUFICIENTE para romper com o conservadorismo CARROCRATA. João da Costa prometeu cuidar e expandir as ciclovias, mas nem para conservar a ciclo-infraestrutura que JÁ EXISTE, ele se mexe! A crítica é válida. Ele que mostre serviço, que eu sou o primeiro a reconhecer!

    ResponderExcluir
  3. Calma... vá com calma.

    Só reclamar - e criticar - não adianta de nada. Você já tentou entrar em contato com alguém que faça parte da administração da cidade para ver o que pode ser feito de concreto?

    E não se iluda achando que o povo "de uma hora para a outra" vai mudar seus hábitos só pq "é mais saudável e melhor pra sociedade". A mudança de hábito só acontece quando há um sentido real e pessoal para cada indivíduo. E não adianta nada hostilizar ou censurar quem ainda não mudou seu hábito.

    ResponderExcluir
  4. Não tentei. Mas o Jornal do Commércio tentou e conseguiu. Dois meses atrás colocou em sua coluna sobre mobilidade (da Jornalista Roberta Soares) em a manutenção destas vias não havia sido feita até agosto/2009 porque tinha chovido muito. Acontece que desde Setembro/2008, as vias não tinha conservação, o que observamos em INÚMEROS passeios com o Corujaqueira, CicloAdventure, APS, etc. Eu inclusive alertei a jornalista sobre tal fato. Pois bem, estamos em Novembro/2009, e as vias continuam abandonadas. Eu já lembrei as duas jornalistas tanto do JC quanto do DP, sobre o fato. E já tem uns dois meses que não cai chuva forte em Recife. Quando será que vão se lembrar das ciclovias? Nas próximas chuvas ou na eleição de DILMA? E quando vai sair da IDÉIA, entrar no PAPEL, e começar a ganhar as RUAS, o tal Plano Cicloviário prometido e ainda nem ao menos esboçado? Nosso alcaide precisa parar de se preocupar com as futuras eleições e com o tal jogo político, e começar a ADMINISTRAR, mostrando SERVIÇO para quem o escolheu, e para quem não o escolheu! Sou justo. Mostre serviço que eu reconheço, mas se não mostrar...

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é muito legal, parabéns! Moro em Aracaju-Se e comecei a pedalar faz uns 3 meses logo quando mudei da casa dos meus pais, hoje moro próximo a uma ótima ciclovia bem sinalizada e longa, claro que as vezes eles demoram a fazer manutenção e tudo, mas ainda sim é muito boa por ser bem localizada, por ligar várias outras ciclovias e tudo. Aqui em Aracaju o número de carros tem aumentado muito (principalmente por causa da redução de IPI) e o trânsito tá muito louco e estressante a bicicleta por causa disso virou o meu transporte e o de muitos dos meus amigos... Ohhhh qualquer dia a gente vai ter que duplicar a ciclovia pq tem horas que engarrafa, hehehe.
    Parabenizo novamente a iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Flávia. Estava faltando algo assim dentre os sites e blogs que existem em Recife, um local para se comentar ativamente o que é feito ou não em favor de quem usa a bike como meio de transporte. Já postei inclusive uma comparação entre os quilometros de ciclovia de Aracaju e de Recife... invejamos a sua dianteira, mas nossos gestores ainda não perceberam a importãncia disto. Aqui tivemos exatamente os mesmos efeitos do IPI: aumento de carros nas ruas, redução do repasse constitucional do FPE e FPM. Pena! Votar melhor é o que nos resta!

    ResponderExcluir
  7. Uma Otima solução também é lutarmos pela aprovação do projeto de lei do deputado flavio dino que reduz o IPI para as bicicletas e peças das mesmas. mas sobre a questão nem tudo gira em torno de eleições eu defendo está gestão porque ela aos poucos está superando a crise economica e retomando os investomentos na cidade. e volto a dizer so nos que pedalamos organizadamente e os grupos existentes na cidade se juntando poderemos levantar esta bandeira da prioridade as bicicletas e por mais cilovias em nossa cidade.

    e sobre o comentario da nossa amiga ai de cima. Aracaju é muito bom para pedalar como eu ja postei no meu Blog , nao so gosto de aracaju como pretendo voltar lá para fazer uma pedalada

    Aracaju - Itabaiana!

    ResponderExcluir
  8. Eu já assinei um abaixo assinado sobre um projeto de redução do IPI, online. Não sei se foi este. Realmente, até o governo federal, que deveria ser mais sensível não o é! As bicicletas como meio de transporte não poluente, saudável e tudo mais, deveriam ter redução ou até total isenção do IPI e fazerem parte de um amplo esforço para uso delas como transporte só ia ter enormes reflexos na sociedade. Primeiro a perda do IPI das bikes/peças seria compensado com menos gastos do SUS, menos faltas por motivo de saúde, menos estresse social, menos consumo de combustíveis fósseis, menos poluição ambiental com todos os seus efeitos. Eu acho que os gestores podem tentar, dentro de suas atribuições focarem a bicicleta, mas creio que apenas quando surgir uma bancada de ciclista na Câmara de Deputados, a coisa vai rolar direito. No Senado, cheio de teias de aranha e idéias caquéticas, isto NUNCA vai acontecer!

    ResponderExcluir
  9. E completando... quem seriam os mais beneficiados com a adoção da bicicleta como meio de transporte? Os trabalhadores e as classes menos favorecidas! Portanto, retirar o IPI das bicicletas, digamos até 1.000 reais, seria uma forma de distribuir renda para a sociedade. Seria o mínimo a pedir de um trabalhador na presidência: que se lembrasse de como era ter de pegar um busu cheio e como seria legal ir pedalando ao trabalho!?! Mas a memória dos nossos políticos é currrrrrttttaaaa!!!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010