10 de novembro de 2009

O IMPACTO NEGATIVO DO PEDALAR...

Amigos...

O título parece e é ruim! Como tudo na vida, pedalar tem seu lado mau, que tem várias facetas, e que muitas vezes desconsideramos. Algumas são mais conhecidas, outras nem tanto.

Na saúde, todos vivemos vendendo a idéia da saúde que o pedalar constante proporciona. Porém não devemos nos esquecer das tendinites, das dores nas costas, e em todo o desgaste nas articulações proporcionado pelo excesso. Quem pensa em virar atleta ou mesmo pedalar todos os dias para o trabalho, não pode deixar de estar atento a isto, e procurar evitar a todo custo esta degradação orgânica. Checkups periódicos incluídos!

Não se conhece quem pedale sem a bicicleta ou similar. Construir uma bicicleta consome recursos materiais, mínimo em relação aos demais métodos de locomoção, mas consome. A escolha de um modelo deve sempre levar em consideração se o uso dos materiais envolvidos foi racional, se este ou aquele detalhe é importante ou supérfluo. Para que 30 marchas se você só usa 5! Para que uma "speed" cheia de materiais de ponta se tudo que você quer fazer é passear com os filhos no domingo?! Consumo racional é uma necessidade hoje, para que possamos continuar a existir no futuro.

Também o uso continuado traz o problema do desgaste. Além do atrito mecânico e corrosão das partes metálicas, temos o desgaste dos pneus e das câmaras de ar, e o uso de óleos poluentes na lubrificação mecânica, uso de pilhas não recarregáveis em lanternas e lâmpadas. Cuidar destes problemas é uma necessidade para quem usa a bicicleta com frequência ou de forma mais agressiva, em trilhas e cicloviagens.

Além do desgaste, quando a peça perde a serventia, se parte, não consegue mais reter o ar com tantos remendos, fica na lona, é hora de atentar para o que fazer com o seu "lixo pedalante". As partes metálicas podem ser recicladas em qualquer ferro-velho, e os metais reaproveitados. Câmaras de ar e pneus deveriam ser reciclados, porque são boas fontes de energia para caldeiras preparadas para incinera-los. Outros usos domésticos em projetos do tipo faça-você-mesmo também podem ser destino das tiras de borracha. O mais importante é dar um destino e evitar que eles cheguem ao meio ambiente.

Cabe a nós conhecer e administrar este "lado mau" do pedalar, e tentar minimizar o impacto dele na sociedade. Até porque é uma locomoção limpa e todos nós que gostamos, queremos que permaneça assim!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Grande Rogério, lendo sua última pedalada, vim aqui dá um pitaco, o que ocorre num é exatamente que Itaipu "ilumine" Recife, mas hoje em dia o sistema nacional está integrado.
    É possível, para a CHESF, por exemplo, vender energia para um cliente em SP... e vice-versa.
    Eletronorte, CHESF, FURNAS, Eletronuclear e Eletrosul hj funcionam como um grande circuito, pois "emendaram" os fios. Daí, se uma fatia grande desse sistema cai, leva os demais a cair como medida de segurança (evitando sobrecarga).
    è mais ou menos isso o que me explicaram os engenheiros aqui na CHESF.

    Abração!!!

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  2. Sabe tudo o Almir... Eu já imaginava que seria algo com $ no meio... Ao que parece, emendaram apenas 1 fio entre cada fornecedor, cai um, caem todos! Mas como em toda infraestrutura do país, eu acho que são modelos de transição... um dia teremos realmente todas as fontes e redes interligadas, estruturadas em células de controle e passíveis de evitar estas sobrecargas, caso o sistema sofra pane em algum dos participantes. Até lá, rezar para as profecias sobre o aquecimento global e o aumento dos raios que ele irá gerar, não nos atinja frequentemente. Pelo sim, pelo não, deixo as lanternas a mão!

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OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010