30 de novembro de 2009

ERROS E ERROS...

Amigos...

Um colega enviou matéria do JC de hoje, intitulada "Quando os ciclistas são os vilões". Está no JC ONLINE. Mas existem alguns equívocos:

Primeiro, a questão da segurança. Bicicletas usadas regularmente são mais seguras que os carros. Pelo mundo a fora, se morre mais de acidentes de carro e motocicletas do que de acidente de bicicleta. E a diferença não é pouca. São dados internacionais e históricos e que mostram que os acidentes são, em esmagadora maioria, responsabilidade dos motoristas. Conscientiza-los é fácil, multa-los ainda mais, fiscaliza-los não! E o Estado está omisso neste departamento. Ou não seriam tantos acidentes SEM bicicleta no meio. É outra faceta da INsegurança pública existente no país.

Segregar as bicicletas não é solução viável. O custo é astronômico, e não tem como recriar toda uma rede interligando toda a cidade com ciclovias exclusivas em cidades inchadas e desorganizadamente ocupadas. Cidades como Chicago nos Estados Unidos, que adotaram planos cicloviários completos usando CICLOFAIXAS não segregadas mostram que o número de acidentes com pedalistas urbanos é mínimo.

Eu acredito que fazer barberagem é questão de opinião. Pedestres fazem barberagem a todo momento mesmo tendo faixa exclusiva para andar, as calçadas! Carros fazem todos os dias! Caminhões e ônibus, nem se fala! Respeito é bom de todos os lados. E se tem pedalista pegando a faixa de ônibus, tem muito mais carros em cima das ciclofaixas, muito mais carros e ônibus jogando para cima dos pedalistas, muito mais táxis se achando, e por ai vai.

São MUITOS OS PECADOS e em MUITO MAIOR GRAVIDADE que pedalistas ocupando indevidamente as faixas de ônibus. E faz aquilo que acha ser menos perigoso! O que o pedalista pondera é o risco PARA ELE, risco de ter sua vida cortada por alguém que precisa chegar 5 minutos mais cedo ao trabalho! O que os motoristas fazem é EXIGIR o espaço da via exclusivamente para SUA passagem. E isto é um erro ENORME mesmo em se tratando de canaleta exclusiva para ônibus.

Erros existem e eu não desculpo, luto e alerto para todos. Mas existem erros e erros, e os nossos só existem porque não conseguimos ainda "furar" a ditadura do automóvel existente na cabeça dos nossos políticos, fazendo-os ver que a cidade é para todos e deveria incluir os usuários do veículo em maior número na cidade no seu planejamento viário, as bicicletas!

Vou acessar o JCONLINE e postar minha opinião! Façam o mesmo!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010