1 de novembro de 2009

AS BICICLETAS A LUZ DOS REFLETORES... DE RECIFE!

Amigos...

Como descrito nos dois posts anteriores, sobre a situação do uso das bicicletas pelo mundo, existe uma clara virada dos governos do mundo em promover a bicicleta como meio de transporte adicional, de forma integrada e saudável. Os motivos podem ser gastos com a saúde devido a epidemia de obesidade, redução no consumo de combustíveis fósseis, despesas com limpeza e preservação do meio ambiente ou até mesmo melhora da opinião política junto a classes menos favorecidas. Independente de onde seja, o mundo começou uma virada para isto, talvez pressionado pelo aquecimento global e pelo excesso de tráfego nas grandes cidades.

Eu disse o mundo, mas deveria ter dito, quase todo mundo. As autoridades de Recife, por preguiça, leniência, negligência, falta de cultura, falta de bons assessores ou seja lá por que motivo seja, são cegas, surdas e burras no que tange a melhoras na infraestrutura, no apoio e na promoção da bicicleta como meio de transporte.

Quando acham que estão fazendo algo de bom e alardeiam isto, como na Ciclovia da Orla de Boa Viagem, esquecem de OUVIR pelo menos um ciclista experimente para saber que pista em ZIG-ZAG que começa no nada e termina em lugar algum, não serve como via de transporte. É para o lazer e só para isto! E assim gasta-se um horror de dinheiro apenas para o povo ir passear na praia, perdendo a oportunidade de incluir outra forma de transporte de massas no modal de Recife. E até quando só deveria servir mesmo para lazer, ainda sim, não conseguem fazer algo que preste, vide a CICLOFAIXA DO CENTRO.

Já para gastar o nosso dinheiro, de impostos, de taxas e de contribuições, tão mal usado, tão mal empregado em ciclovias sem sentido, todo mundo é espertíssimo! Nestas obras, os órgãos de fiscalização do uso do dinheiro público podem até achar que nada foi feito de errado, nada foi gasto além da conta, mas me pergunto se eles também sabem o que é e para que serve uma ciclofaixa ou ciclovia? E porque uma obra como esta não pode servir também para o transporte de parte da sociedade. Desperdiçar a oportunidade de juntar lazer e transporte na mesma obra além de ineficiente, é até imoral, dada a própria escassez dos recursos usados.

Chega de obras de fantasia. Os ciclistas de Recife querem obras para serem usadas como vias seguras para a sua locomoção. Chega de ciclovias perdidas, como a nova prevista para a Via Mangue, que sai de meio de uma ponte e larga o sujeito no meio da Antônio Falcão, sem saídas intermediárias, sem conexão com outras vias, sem acesso previsto e garantido. Chega de corredores enormes onde gastamos milhões de reais e terminais de integração mirabolantemente caros, mas sem um único bicicletário ou paraciclo. Chega de projetos de integração aonde a bicicleta não é incluída, mesmo numa cidade que tem mais bicicletas que carros. Chega de gente medíocre e burra para administrar o trânsito e a mobilidade na cidade.

Vou continuar Pedalando & Olhando os podres serviços prestados em nosso nome. Quem sabe um dia elejamos um prefeito realmente corajoso, digno de se chamar de Pernambucano, cabra macho! Sério, digno e capaz de tomar medidas inicialmente impopulares mas que no final sejam realmente transformadoras de nossa cidade!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010