13 de novembro de 2009

CICLOVIAS REDUZEM ENGARRAFAMENTOS! VC SABIA DISTO?




Amigos...

De tanto olhar para o que NÃO temos em termos de ciclovias e ciclofaixas, eu fiquei interessado em saber o que poderíamos ter se nossos gestores tivessem capacidade real de ocupar o lugar em que estão. Pesquisa básica no Google e rapidamente encontrei o MANUAL DE PROJETO DE CICLOVIAS e CICLOFAIXAS , da Cidade de Chicago nos Estados Unidos. Chigago, até recentemente, foi concorrente do Rio as Olimpíadas de 2016 e é a cidade de Barack Obama. São 51 páginas com muitas plantas (mais de 30 páginas) e que servem de guia de como ajustar as ciclovias e ciclofaixas, e as áreas de estacionamento para veículos às vias de tráfego. Inclui até um guia de Perguntas Frequentes sobre Ciclovias e seu impacto sobre o tráfego. Delas destaquei duas questões.
As ciclofaixas causam engarrafamentos?
Engarrafamentos são resultado de muitos carros tentando usar o mesmo espaço nas vias. Ciclofaixasusam somente 5 pés (1,5m) de espaço da via - o que não é o bastante para passar outro carro. E as bicicletas usam o espaço de forma 20x mais eficiente que os carros. Ciclofaixas aliviam os congestionamentos. Quando alguns motoristas trocam seus carros por bicicletas, espaço adicional é criado nas ruas e todos ganham!

As ciclofaixas reduzem a velocidade do tráfego?
Ciclofaixas reduzem em 5 milhas/h (8km/h) a velocidade dos carros adjacentes a elas. Isto beneficia a maioria das ruas urbanas porque elas funcionam melhor quando os carros estão entre 25 e 35 milhas/h (40 a 56km/h). De forma geral, o tempo total de viagem em ruas com ciclovias mantêm-se o mesmo. Ciclofaixas ajudam a acalmar e organizar o tráfego. Isto significa diminuir os acidentes. As ciclovias criam uma zona de separação nas bordas das vias de tráfego. Esta zona melhora a segurança para pessoas entrando e saindo de seus carros estacionados e faz mais fácil para os motoristas verem crianças que invadam a via, dando mais tempo a eles de reagirem.
Resumo: Ciclovias e ciclofaixas melhoram o tráfego, aliviam os engarrafamentos, e aumentam a segurança das ruas. Juntando isto com os benefícios que a bicicleta proporciona a saúde e a qualidade de vida, a redução do stress e das doenças ocupacionais, queria saber porque temos de implorar para os nossos gestores pensem em ciclovias e ciclofaixas, integradas e decentes em TODA a cidade do GRANDE RECIFE?

Nos próximos posts, comentarei outros itens deste manual. Quem falar inglês, pode ler no original no link acima.

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Esse segundo item remete a um dos conceitos do traffic calming: reduzir a velocidade das vias diminui os congestionamentos, porque faz com que alguns carros demorem mais para chegar aos pontos que costumam ficar mais congestionados, distribuindo o uso desses pontos ao longo do tempo e aumentando a velocidade média como um todo.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010