16 de abril de 2014

GENESES...

Amigos...

Fiquei pensando hoje em uma ideia sobre o crescimento ou desenvolvimento orgânico que acontece diante dos nossos olhos com coisas do tipo camelôs e ciclistas comutadores.  Coisas aparentemente tão díspares, que até dá para se perguntar que danado é GÊNESES?!

Gênese é a origem, a forma como se dá o aparecimento de qualquer coisa.  No Recife, desde que me entendo por gente, temos um processo sócio-urbanístico que origina CAMELÔS.  Volta e meia o poder público se enfeza e tira todos, alocando em "shoppings populares", "mercadões" e "camelódromos". O povo mais antigo lembra que o tal camelódromo da Dantas Barreto surgiu para por fim nos camelôs de rua.  Não adiantou claro, porque a gênese continua a toda.  Tiram um, aparecem dez.   Começam com um carrinho de mão que logo ganha um guarda-sol, depois um tijolo na roda, dois tijolos, cimento, e quando se pisca o olho, está lá o cara pedindo "usucapião" da calçada.  E tome briga, pneu queimado, passeata, para colocarem eles em um outro "shopping popular". Sistema orgânico de crescimento!

Com os ciclistas comutadores também é assim. O sujeito começa a se enfezar com o tráfego, vendo os ciclistas passarem, e o calor comendo o juízo do cabra com farofa, vai moendo as ideia dele!   Aí surge a luz: a ciclofaixa de turismo e lazer.  Por recomendação médica ou por simples vontade de relaxar, o cabra compra uma bicicleta e começa a usar a tal ciclofaixa.  Usa, usa, começa a participar de passeios, faz amizades, o bucho diminui, o cara começa a se sentir feliz.  Daí para querer usar a bicicleta todo dia, um pulinho!  Ele experimenta, vai descobrindo as manhas, usar as ruas menos movimentadas, fazer até o caminho maior e cada dia mais feliz.  Toma uns tombos, umas fechadas, manda muito motorista par'aquele lugar, mas no final do dia, todo endorfinado, se sente no paraíso.   Sistema orgânico de crescimento!

Interessante como isso tem acontecido muito esses dois crescimentos.  Cada dia vejo mais gente pedalando mesmo considerando a falta de retorno da prefeitura. Camelô então!?!?


COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010