4 de março de 2015

ALGUM DIA TEREMOS ESTE NIVEL DE RESPEITO?


Amigos...

Tem uns 7 anos que olho, fotografo e analiso soluções para a mobilidade no Recife.  Vou andando, pedalando, de busu ou de carro, mas sempre com um olhar pasmo para a indiferença da sociedade e dos poderes públicos com a situação do NÃO motorizado na cidade.  Recife é uma cidade de ruas estreitas, carros demais, espaço de menos e muitos engarrafamentos.  É também uma cidade onde o pedestre NÃO existe, é uma figura mítica, algo fantasmagórica, tipo "A PERNA CABELUDA", que teima em aparecer nos lugares menos desejados, tipo faixas de pedestre, calçadas, etc. E o ciclista? Esse nem é tratado como alma penada, mas como obstáculo numa corrida desenfreada por espaço. Recife é uma cidade onde apenas o motorizado conta, e para quem o poder público trabalha exaustivamente.

SENÃO VEJAMOS....

A cidade é toda cortada por rios, construída em cima de ilhotas e aterros do manguezal. Mas tem apenas 2 pontes de pedestres, em Santana e em Monteiro.  Todas as demais são para carros.  É certo que todas contam com calçadas bem altas, mas todas sofrem de estrangulamento do tráfego, são mais estreitas que as vias que as alimentam.  Para o carro é apenas mais alguns minutos de tráfego. Mas para o ciclista é quase um convite ao suicídio.  Descer a ponte do Derby até a Praça do Internacional é um dos pontos mais perigosos da cidade.  Com uma única faixa de tráfego e dúzias de ônibus passando, inclusive o BRT, mesmo em horários tranquilos (DOMINGO DE MADRUGADA!), ainda é arriscado de descer. Quase o mesmo que a descida da Capunga do lado das Graças.  Ou da ponte viaduto do Carrefour, sentido Parnamirim, com sua saída a direita para o Plaza.  As pontes da cidade foram projetadas para quem tem motor, para quem tem carcaça de aço.  Não atendem a demanda de todos os cidadãos e pior, como já são estreitamentos de fluxo, nunca vai ceder espaço para uma ciclovia protegida. Precisamos mesmo de pontes para pedestres e para ciclistas.  E quem sabe, com isto, deixar a cidade mais bonita, mais alegre.

O povo do COPENHAGENIZE postou uma análise de novos modelos de pontes, com arquitetura muito interessante e a proposta de respeito e dignidade para quem anda ou pedala.
Olhem as fotos... Quando teremos este nível de respeito?

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010