9 de fevereiro de 2017

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA UM ACIDENTE?

Pequenos acidentes podem ser muito perigosos.
Procure saber como resolve-los para evitar danos maiores.
Amigos...

A BIKE COMMUTERS postou esta questão sobre um acidente com um ciclista durante uma trilha. A queda foi grande e quase decepou um dos dedos da vítima. Isso colocou duas questões: primeiro, fazendo trilha, qual a cobertura em caso de acidente?  E segundo, e na cidade, como minimizar os efeitos de um acidente?

A primeira é mais simples que a segunda, porque fazer uma trilha é menos comum que pedalar no dia a dia. Sempre leve um kit de primeiros socorros, básico, mas suficiente até para estancar um corte feio na coxa, por exemplo.  Um corte assim, pode seccionar a artéria femural, e você morre rapidinho por falta de um simples torniquete.  Claro, você precisa saber que tem de aplicar um torniquete!!?  E para isso, é interessante que um ou mais de um participante, tenha conhecimentos ou feito um curso de primeiros socorros. Até chegar o SAMU no meio do mato, a vítima já "cantou para subir"! E você que gosta de trilhas, que curte sair pelo mato em locais ermos, tenha certeza que alguém sabe o que fazer em caso de acidente e tenha o kit básico sempre a mão.  E em seguida, SAMU. Estabilizado você tem mais chances de vida, e pode esperar o resgate.

E na cidade? Você vai pedalando por ai, a lazer ou a trabalho, e uma "anta" motorizada te joga contra o meio-fio, fazendo seu passeio virar queda, dor, ferimentos, etc. A primeira questão é que você não deve dar um pulo e ficar de pé de imediato, apesar de ser o reflexo de 100% dos acidentados.  Pare onde caiu e se inspecione, deitado mesmo.  Veja se sente mais dor em qualquer parte do corpo, e tente se mexer aos poucos. Não force.  Em caso de dúvida, aguarde o resgate. Se você sentir que pode, levante-se devagar, sempre atento ao que está rolando com o seu corpo. A raiva de momentos assim nos enche de adrenalina, e deixa o corpo meio que anestesiado. Se nada pior aconteceu, siga. Se sobrou algo quebrado e/ou dolorido, dê um tempo para passar e siga. E se preciso, chame o resgate.

Independente do que acontecer depois, fique atento a sinais importantes: se bateu a cabeça, mesmo com capacete, dores de cabeça podem indicar que houve algum dano com a pancada. Melhor procurar um médico.  Se alguma área do corpo inchar ou ficar alguma mancha roxa, procure um médico. Se você estiver com dores localizadas em algum ponto do corpo, mal estar, enjoo, procure um médico.

E procure um médico RÁPIDO! Quanto mais rápido melhor.

COMENTEM!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010