2 de abril de 2011

A ROTATÓRIA DA MORTE

Esquema de entrada e saída do Campus, para qq veículo!

"Cruzamentos" de fluxo de veículos na entrada do Campus. 
Os dois mais a esquerda são os mais perigosos!

Amigos...

Como vivemos mesmo numa carrocracia, estamos sempre nos deparando com soluções de tráfego voltadas exclusivamente para os veículos motorizados. Rotatórias são uma destas soluções anti-cruzamento, anti-sinal luminoso, anti-gente!

Tomemos como exemplo aquela que batizei de A ROTATÓRIA DA MORTE. Localizada na entrada da UFPe, na Cidade Universitária, está entre a Reitoria da Universidade e o campus propriamente dito. Com a BR101 passando por cima, a rotatória é a única porta de entrada para carros, ônibus e caminhões, motociclistas e ciclistas. Os pedestres ainda dispõem de outras entradas, ao redor do campus, mas para os demais, só por ai. Sei que ainda não deve ter morrido ninguém por lá, por obra e graça do divino Espirito Santo, amém! Mas todos os dias dezenas de pessoas, na forma de pedestres e ciclistas, correm o risco de subir para o plano superior da existência, non-stop! Para garantir a fluência, não existem redutores de velocidade e apenas algumas placas avisando aos motoristas que estão chegando nela, que os veículos dentro da rotatória têm prioridade sobre quem está entrando.

E os ciclistas? Sim, tem muitos ciclistas entrando e saindo da Universidade todos os dias. São trabalhadores terceirizados, é o pessoal que trabalha das construções do ReUni, são técnicos, alunos e professores. Sim, alguns professores são dotados de consciência ambiental e social, e também seguem para a Universidade de bicicleta. O risco na entrada e na saída passando pela rotatória é enorme, mas não existe alternativa, já que a Universidade fechou todo o campus ao acesso de bicicleta. Uma entrada pela Várzea ou na Escola de Farmácia, resolveria em muito o problema, mas a "segurança" não deixa! Será que a UFPe não pode arcar com o custo de um vigilante adicional em uma ou duas guaritas? Será que este custo seria mais alto do que uma vida? Vamos esperar para que morra o primeiro ciclista na Rotatória da Morte para que a Reitoria proponha uma alternativa mais segura de acesso aos ciclistas?

Só espero que não seja eu quem suba! Tenho filha para criar!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Já disse várias vezes, e repito sempre... NA ROTATÓRIA (a "da morte" ou qualquer outra) EU GIRO!!! Não sou contra as rotatórias, acho que elas caem como uma luva para o trânsito (leia-se fluxo de veículos - motorizados ou não). O que realmente falta é CULTURA e sobra PRESSA!!!

    A idéia de ter portões que se possa passar com a bicicleta com vigilantes é MUITO VÁLIDA... É uma vergonha um campus ENNNOOOOOORMEEEE como o da UFPE só ter um acesso para veículos..

    E uma coisinha... Acho que já é hora da gente não se surpreender se um PROFESSOR usa bici.. Essa idéia de só quem usa bici na cidade é o pobretão que economiza na passagem pra pôr mais comida em casa é passado... E outra... não é apenas a consciência socio-ambiental que fazem pessoas (com um pouco mais de cultura e instrução) usarem bici nas grandes cidade. Isso é + uma questão de inteligência e de ser ligeiro... A consciência ambiental e social vem como um BÔNUS!!!

    Belo post, tirando a MORTE da Rotatória... hehehe!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra mim ainda falta CU pra poder girar na rotatoria junto com os carros, ainda dou valor a minha vida, hehe.

    E realmente deviam ter pelo menos 3 portões pra entrada de bike: pela Várzea, pela Farmácia e pelo IFPE.

    Sobre se surpreender com professor, nada mais normal, é coisa rara de se ver mesmo. Tem mais é que notar mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Eh, mas tenha quem se surpreenda com um professor usando bike para ir a escola. Hj meu professor de Preparação e Caracterização de Materiais 1 disse que anda considerando comprar uma bike! Ele falou que no pos-doc dele na Universidade da California, campus de Santa Barbara, ele usava a bicicleta para ir a qq lugar! E lá, ciclista as vezes tem mais direito que pedestre! Bem, exageros a parte, achei que é um lugar maravilhoso (beira de praia, sol da california, com o laboratório a 1/2 quadra de distância! KKKK).

    Mmachado... eu sou grande, a bike tb, ainda tem 2 bolsas amarelas com refletivos na traseira, fazendo um conjunto enorme atravessando a rua. Estico o braço, balanço, "apareço", e meto pedal! Não tive dificuldades ainda! Medo dá mais na volta, a noite! Mas de dia, tá mais ou menos tranquilo!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010