4 de fevereiro de 2012

DIGA NÃO AO "CICLOSEBOSO!"


 Foto de 2010! Tem cara de quem não sabe que está fazendo merda ao pedalar na contramão?


Amigos...

Esta semana tive uma alegria e uma tristeza! 
Primeiro a alegria de perceber um número crescente de ciclistas nas ruas.  Contei mais de 100 pedalando na Caxangá entre 17:00 e 17:15, APENAS na direção Centro-Camaragibe.  Isso projeta uns 600/hora em um horário que não se pode dizer de pico. Em outra ocasião, pela manhã entre 6:55 e 7:15 da manhã, contei 74 ciclistas, projetando quase 300/hora, sentido Camaragibe-Recife.   Quando sigo de ônibus para a UFPE, sempre conto os ciclistas na direção contrária e isso tem se repetido quase todos os dias.  E com infraestrutura ZERO, sem ciclovia, sem sinalização, sem apoio público, sem proteção.

Depois veio a tristeza de perceber que tem muita gente nova, educada, estudantes - universitários, detalhe - e profissionais liberais, gente com posses a julgar pela bike e pelos acessórios, e que parece ter começado a pedalar já tem algum tempo, mas que só faz merda, todo ERRADO!  Pedalando em calçadas, em cima de pontes, na contramão, sem respeito pelos pedestres e pelas regras, furando sinal vermelho, invadindo faixas onde os pedestres passam.  Infelizmente, não são bons exemplos. Em uma cidade cada vez mais animal, onde cada vez mais gente disputa centímetros de espaço público só pensando no próprio umbigo, sempre presos em engarrafamentos intermináveis e onde nós somos a luz no final do túnel, essas "almas ciclosebosas" amarelam qualquer bom exemplo que nós, os ciclistas responsáveis, damos ao pedalar direito, respeitando as regras.

Diga não ao "cicloseboso"!  #nãocicloseboso!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Rogério, leio a algum tempo seu blog e recentemente entrei em contato com você via e-mail(sou o Marcelo, aquele que pretende ir de bike de Candeias a Parnamirim para o trabalho e pediu orientações para a compra).
    Meu comentário está baseado no início, pois faço minha caminhada(após descer do ônibus) da Praça do Derbi até Parnamirim e resolvi contar as bicicletas. Contei 56 de 6:00h às 6:30h. Vai mais um dado para sua estatśitica, em algo realizado hoje.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, o número de ciclistas tem realmente crescido. O trecho que vc citou não é nem um corredor no sentido de volume, mas se percebe a quantidade. Acho que com a falta de reais alternativas, o número tende a crescer mesmo. Pena que tb os "ciclosebosos" (#nãocicloseboso!) estão aumentando! Cabe a gente dar o exemplo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, além de não ser em um corredor(a maior parte na Av Rui Barbosa), ainda é um horário relativamente tranquilo(tanto que pego meu ônibus às 5:30h em Candeias e mesmo com a caminhada de 3 km, chego 6:30h no trabalho, algo surreal em outros horários). Ou seja, um bom número. Vou ajudar na contagem e nos próximos dias farei o mesmo de dentro do ônibus, entre Candeias e Praça do Derbi e na volta pra casa(quando pego o PE15-Afogados e depois metrô) e depois passo mais dados.

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010