30 de julho de 2012

TEMOS INFRAESTRUTURA PARA O CICLISTA?

Amigos...

Vamos e convenhamos, até hoje nenhum gestor público no Recife teve um mínimo de conhecimento sobre urbanização.  Faz tempos que não aparece um que realmente se importe em resolver problemas claros de má administração do solo, fluidez na mobilidade e compartilhamento do espaço público.  Todo mundo vê o resultado no dia a dia, mas não sabe bem como resolver o problema.

Simples, questione e escolhe melhor em quem você vota nas eleições.

Vamos pensar um pouco.  Recife é cheia de pessoas que utilizam a bicicleta como veículo no dia a dia.  A maioria, pessoas de baixa renda, pressionadas pelos custos do transporte público.   Essas pessoas não são ouvidas, não sabem se manifestar, não lutam por seus direitos. Elas são usadas como massa de manobra pelos candidatos a vereador e prefeito, enganadas a cada 4 anos. E esperam.  É típico deles esperarem que as coisas se resolvam, que apareça um "salvador da pátria", um "pai dos pobres", um "cabeça branca".  Alguém com ares messiânicos se dizendo salvador de todos.

É típico.

Aí quando aparece um gestor e em um gesto magnânimo bota umas tintas nas ruas e chama aquilo de ciclofaixa, a maioria não só engole, como aplaude e vai na mídia falando do grande gestor.

E com isso herdamos:
  • Várias ciclofaixas e ciclovias "do nada a lugar algum".
  • Pelo menos uma ciclovia em zig-zag
  • Falta de integração das malha cicloviária com outros modais.
  • Pelo menos uma ciclofaixa da morte, colocadas de forma a matar ciclistas ou a coloca-los em risco.
  • Falta de bicicletários junto aos terminais de ônibus.
  • Falta de bicicletários no resto da cidade.
È assim quem vamos, sr. João da Costa, sr. João Paulo, sr. Governador ex-ciclista.  Nenhum candidato, até agora, mostrou que é diferente desses que passaram ou estão passando pela PCR e pelo governo do Estado.

Só vamos continuar recebendo mais do mesmo!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. O que encontramos é uma contramão duríssima, é redução de IPI para se ter mais carros nas ruas.
    A questão cultural entra pesada, pois a intenção do brasileiro em possuir um carro é muito alta e ai entra diversos outros fatores, status, prazer...
    A minoria que pedala para se deslocar em recife (ir para o trabalho) sabe a roubada que é andar junto de condutores desrespeitosos.
    Aproveitando o comentário do bloguista, nós somos quem fazemos a diferença, só depende de nós indicarmos candidatos com um plano de gestão que priorize a mobilidade de nosso transito e que olhem para os biciciclistas com bons olhos desempenhando efetivamente as mudanças necessárias.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010