23 de outubro de 2012

PLANOS E MAIS PLANOS...

Amigos...

Vamos ser práticos: quero ver um plano relativo a bicicleta que tenha saído do papel de forma eficiente aqui nas terras de Cabral!  Sabe, fazer planos é uma coisa fácil, junta um criativo de preferência bem imaginativo, uns dois ou três bons ilustradores, um cabra para organizar a zona visual em algo que PAREÇA ser coerente, e aí, manda para as redes sociais e para os jornais.  Estou de volta ao Recife desde 2008 e aqui em casa se assina o JC.  E como tenho esse blog dedicado a mobilidade e ciclocultura, estou sempre ligado no que se publica na cidade, nos tais "planos" que a prefeitura NÃO faz, mas que diz que está pensando em talvez vir a fazer. E isso se arrumar dinheiro!

Algumas loucuras que já vi anunciados como solução para a mobilidade no Recife:
  1. Túnel na Agamenon ao lado do Derby, margeando o canal?!!
  2. Estação de integração no cruzamento da Agamenon com a Carlos de Lima Cavalcanti!?!?
  3. Viadutos ao longo do canal da Agamenon, para os ônibus tipo BRT, com estações elevadas?!
  4. Monotrilho em cima do canal da Agamenon?!!
  5. 600 km de ciclovias e ciclofaixas a fazer em 20 anos!!?!?!
E isso para nem falar que agora tem um PEDALA PE, que vai implantar uma centena de quilômetros de ciclovias ao longo dos corredores leste-oeste e norte-sul, esses que estão saindo do papel na marra, por conta da copa.  Não acho que vão conseguir fazer um sistema de ciclovias decentes porque as premissas são péssimas.  Ou será que alguém lá no planejamento da Secretaria das Cidades usa a bicicleta? Como podemos acreditar na máquina do Estado e do Município quando a proposta é por uma ciclovia nos canteiros centrais da Caxangá?! E nos cruzamentos, bando de tapados, a gente vai voar é?!?! Como achar que a coisa é séria se as tais ciclovias seguem traçados já mortos e enterrados em descaso, como a da PE15.  Ou eles acham que não sabemos que na PE15 entre Olinda e Paulista tem uma ciclovia abandonada, com mato tomando conta, com carros e negócios invadindo.  Vão fazer o que? Repintar e requalificar? Para quê? Para gastar dinheiro público de novo?!?

O que precisamos não é mais planos. O que precisamos são ações coerentes. Precisamos de um governo que chegue lá na TV, na frente da câmera, com uma lente do tamanho do bonde enfiado nas fuças, e que diga: A PRIORIDADE É O TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO E A BICICLETA COMO TRANSPORTE PARTICULAR INDIVIDUAL.

E que essa afirmação, que contraria a grande maioria do "poder" da cidade, seja acompanhada de ações reais para melhorar o transporte público.  Que as pessoas usem as bikes para ir de sua casa aos corredores, onde encontrarão bicicletários seguros e protegidos, onde deixarão suas bikes e integrarão com os ônibus SE QUISEREM, deixando seus carros de passeio apenas para isso mesmo: PASSEAR!

Enquanto não conseguirmos achar um governo assim, com coragem para peitar o problema real (O EXCESSO DE CARROS!), a mobilidade vai ficar apenas nos planos...imaginários!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Os gestores querem fazer obras, mesmo que inúteis ou inacabadas, para pegar o TOCO, a grana. O início da solução da mobilidade precisa apenas de tinta: pintar as faixas exclusivas de ônibus. Mas isso é barato, o TOCO é pequeno. Além de incomodar o povo mais burro das cidades: a classe MÉRDIA.

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DE OLHO NA BIKE



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Original ROGÉRIO LEITE @ 2010