Amigos...
Em janeiro passado, mostrei o projeto que a PCR apresentou para a Avenida Norte. Como disse, é mais um projeto faraônico e que deixa de lado os pedalistas. De lado mesmo, porque segundo o projeto a ciclovia que existirá rodará pelo binário lateral. Leia aqui! E veja o slideshare da apresentação aqui!
Bom, hoje vou me deter em dois aspectos: a rota da ciclovia e o que está oculto na proposta.
A ciclovia rodará pelo binário, como dito na imagem 18 da apresentação. Uma olhada diretamente nos mapas que constam ali, observa-se que o trajeto começa na entrada do Torreão, vai por dentro pela Rua Castro Alves, depois Amaro Coutinho, retorna a Av.Norte, e entra para pegar a José de Vasconcelos para atravessar o canal do Arruda e pegar a José dos Anjos, segue cruzando a Avenida Norte, e vai por dentro até a Eugênio Samico e por ela até a Avenida Norte, onde acaba o binário. Só por esta descrição já se percebe a natureza 'armengada' desta ciclovia/binário. Eles tocam 3 ou 4 vezes na própria Av. Norte, inclusive cruzando-a, e trafega por vias laterais. Isto não seria um impecilho. Mas a rota é um zig-zag sacana em torno de uma avenida reta. Quem achar que esta ciclovia vai servir para alguém pule de um viaduto! Esperar que quem hoje usa a Av.Norte para pedalar desista de uma expressa para ficar andando por dentro, desta forma, é uma besteira sem tamanho. Está no projeto como 'cala-boca' e será esquecida, com toda a certeza!
Bem, e o que está realmente oculto na proposta? A Avenida Norte tem um grande tráfego de automóveis e ônibus. Ao levantar os ônibus para fazê-los correr em um corredor aéreo, eles saem do tráfego, e os carros passam a dominar a via. Quem pedalar por ela vai correr ainda mais riscos, porque a velocidade média da via deve INICIALMENTE aumentar. Depois, loteada pelo número sempre crescente de automóveis, esta velocidade vai cair e os engarrafamentos voltam. Adivinha quem mais vai ser penalizado pela obra?
A prefeitura está perdendo duas oportunidades: a primeira, se a via contivesse uma ciclovia BILATERAL, ida e volta de cada lado, e apenas uma faixa de carros, e a via elevada, ela conseguiria dar qualidade de vida a grande maioria dos pedalistas que usam a avenida e que precisam mais dela do que os carros. Segundo, se ela integrasse as bicicletas com o sistema TRO, colocando bicicletários nas estações, poderia aumentar em muito o número de usuários.
Não tem jeito, amigos. A única forma de conseguirmos que a cidade nos escute é falando. Participe você também das BICICLETADAS, vá aos passeios dos grupos e discuta, comente com familiares em todo e qualquer momento, apresente suas idéias em todo e qualquer lugar. Infelizmente, não estamos sendo ouvidos, mesmo participando do Grupo de Trabalho das Ciclovias Metropolitanas e que a meu ver está bem atrasado se pretende ter impacto nas obras do Corredor Norte-Sul e da Avenida Norte. E não seremos ouvidos, enquanto não começarmos a falar!
COMENTEM!!!
1 de junho de 2010
PROJETO AVENIDA NORTE
tá 'tiquetado como:
Avenida Norte,
ciclovias,
Participação,
Transporte Rápido por Ônibus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DE OLHO NA BIKE
Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!