27 de junho de 2010

ACORDA RECIFE!!!

Amigos...

Primeiro foi Aracaju que investiu e continua investindo pesado na bicicleta como forma de promover a mobilidade individual, com a implantação de 70km de ciclovias e ciclofaixas, e agora com bicicletários e paraciclos. Neste final de semana, descobri que JOÃO PESSOA, também está investindo em mobilidade com as magrelas.

Havia estado em JP em fevereiro passado e nada havia visto de novidade. Como se brotasse do solo em Maio passado, a prefeitura instalou uma ciclovia na Orla da cidade, entre a Ponta do Seixas e o Hotel Tambaú, e abriu espaço para a disponibilização de um sistema de aluguel de bicicletas pelo celular, nas praias. As primeiras 3 estações já estão em funcionamento, e em apenas 2 meses de funcionamento, cerca de 600 pessoas estão já cadastradas no sistema, e nos finais de semana, faltam bicicletas para quem quiser! A diária custa R$ 5,00 e o passe mensal, R$ 15,00. Tudo funciona pelo celular e com o cartão de crédito.

É um derivado do sistema SAMBA, projetado pela SERTEL, empresa PERNAMBUCANA! Um verdadeiro "CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU"! Temos a empresa, desenvolvemos a tecnologia, mas continuamos a vender para o outros, sem acreditar nele em nossa própria cidade!
E não é por falta de interesse da empresa, creio eu! Mas resultado de uma burocracia entravante e desmedida! Para mais detalhes, vejam as fotos!


Aproveitei a oportunidade e girei pela cidade de João Pessoa, "farejando" estruturas cicloviárias. Não consegui determinar quantos quilômetros de ciclovias existem, mas duas características me chamaram a atençao: as ciclovias são funcionais e integradas. A partir da ciclovia da Orla, fui ver a ciclovia Mangabeira-Seixas e a de Manaíra, que juntas com a da Orla, vão compor um sistema integrado que só vai favorecer os pedalistas. A cidade já conhecida pelos muitos ciclistas e equipes de ciclismo, passa a mostrar sua face pedalista, com gente indo e vindo do trabalho usando a bicicleta nas ciclovias, via mais segura para o tráfego do trabalhador! Para fazer isto, a prefeitura reduziu as vagas de estacionamento para automóveis e abriu espaço urbano para a maioria da população que não tem carro!

Nossos vizinhos estão fazendo mais do que apenas colocar bicicletas para alugar! Eles estão abrindo caminhos! ACORDA RECIFE! VALEU JAMPA!!!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Rogério, pelo que vc mostra dá pra perceber que é muito simples priorizar o bem-estar da população com o uso da bicicleta...o entrave é conseguir abrir a cabeça desse povo metidinho a gestor público. Muito boa sua inicativa em nos trazer essas fotos. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Opa, sabes se este serviço já existe em Recife?
    Se não, sabes de algum lugar para alugar bicicletas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael...

      A empresa é de Recife, mas nunca encontrou terreno fértil para plantar a idéia por aqui. Em JP, funcionou algum tempo, acho que eles fizeram laboratório por lá. Deu muitos problemas, tanto no aluguel que tinha um processo dificil, quanto nas bikes estacionadas na praia. A maioria foi comida pela maresia. Um mês atrás estive por lá e haviam sido removidas. Pena! Muitos turistas usavam, e muitos perguntavam como usar. Foi.

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010