Amigos...
Venho acompanhando uma série de matérias sobre o trânsito no Recife, meio-técnicas, meio-tendenciosas, que o Diário de Pernambuco fez sobre o assunto. Elas estão nos links abaixo e em ordem:
- Sinal Fechado // A cidade refém dos automóveis
- Sinal Fechado // Diagnóstico grave em 350 quilômetros
- Corredor 1 // Passar dos 40 km/h é motivo de alegria
- Corredor 2 // Rosa e Silva, um lugar de penitência
- Corredor 3 // Velocidade mínima, paciência no limite
- Corredor 3 // Prova de fogo chamada Agamenon
- Sinal Fechado // 2012, o fim ou o começo de tudo
- De manhã a velocidade na Rui Barbosa é de 9,4 km/h. A situação piora na Rosa e Silva, no fim da tarde e nas primeiras horas da noite, com 8,7 km/h.
- Quase sempre o carro segue a passos de tartaruga no fim da tarde e começo da noite na Conde da Boa Vista, quando a sua velocidade média é de 8,8 km/h.
- Para ele quase não existe horário bom para trafegar pela Conde da Boa Vista. À noite, é um sufoco. O pior trecho fica entre as ruas da Soledade e Dom Bosco. ... no sentido subúrbio-cidade, a fila normalmente é extensa. E a velocidade média, como atestou o levantamento do Diario de Pernambuco, inferior aos 20 km/h.
- Por extensão, a velocidade é mínima na Rua Governador Carlos de Lima Cavalcanti, na Praça do Derby e a na ponte de acesso à Praça Euclides da Cunha. Nesse trecho, com cerca de um quilômetro, os carros disputam cada metro livre.
- Antes de aportar ao destino final, na ponte da Várzea, o motorista precisa exercitar as pernas, às vezes, na Rua Joaquim Osório e sempre no cruzamento da Caxangá com a BR-101. Seja de manhã ou fim de tarde, as primeira e segunda marchas são indispensáveis.
- (Agamenon) Nos horários de pico, as velocidades médias são de 20,6 km/h (manhã) e de 16,3 km/ (noite).
- Do início da PE-15 ao Shopping Tacaruna, de manhã, podem ser feitas viagens a uma média de 30,6 km/h. Mesmo à noite, com o tráfego intenso, o percurso no sentido contrário ficou em 28,7 km/h.
Agora minha análise do porque são matérias meio-tendenciosas: eles apontam todos os problemas, a solução está ali mesmo na ponta da língua deles, mas eles não dizem! É preciso retirar carros nas ruas. Simples. É impossível para a Prefeitura do Recife e para o Governo do Estado, desapropriarem casas e mais casas, prédios e mais prédios para poderem alargar as vias públicas e aumentar a fluidez. Temos aqui um problema simples de engenharia: tem mais carga (carros) do que os tubos (ruas e avenidas) podem transportar. Qualquer pessoa com o mínimo de raciocínio e percepção sabe o que acontece nestes casos: o tubo entope e para de fluir!
A solução é bem simples mesmo e tem 3 medidas simples e altamente eficazes.
- Acabem com os estacionamentos da prefeitura, e aumentem o ISS dos estacionamentos pagos: Sem ter onde parar ou pagando bem caro para isto, o carro fica em casa ou toma multa todos os dias.
- Sem carros, os ônibus vão fluir mais, e seu número e frequência pode ser aumentado para acomodar as pessoas que precisam se mover. Melhores e mais ônibus, quem vai precisar de carro?
- Oficializem a bicicleta para o transporte individual: pintem ciclofaixas na cidade, obriguem a instalação imediata de paraciclos e bicicletários, e botem a CTTU para fiscalizar ambos!
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