Amigos...
Este post está sendo escrito em Junho de 2010. Cerca de 2 anos atrás eu comecei a procurar uma bicicleta para comprar, dois meses depois de voltar a morar em Recife. O mercado era igual a hoje, sem grandes alterações. Minha percepção sobre o segmento de usuários das bicicletas é que mudou. De um lado, comecei a notar quem é o usuário médio recifense de bicicleta e qual o perfil de consumo deste usuário na sociedade. De outro, mudou minha concepção como usuário da bicicleta, de objeto dedicado ao lazer para veículo multipropósito, ambientalmente limpo, e sustentável.
Se fossemos colocar os usuários em classes teríamos dois típicos. Primeiro, aqueles que têm sua bike para lazer apenas e gastam muito com ela, geralmente possuindo bicicletas de marcas, investindo em acessórios e em passeios e rotas de lazer. Depois, o trabalhador de baixa renda, que poupa a passagem de ônibus indo de bike, diariamente, dentro de Recife e com muita frequência entre os municípios da Região Metropolitana.
Estes segmentos são bem diferentes entre si, particularmente no seu perfil de consumo. O primeiro, investe em equipamento mais sofisticado e caro, muitas vezes importado. Investe em vestuário especial, bicicletas muito leves, rotas e trilhas em todo o Estado. Participa de grupos de passeios e aventuras, faz turismo levando a bicicleta e também faz cicloturismo diretamente (vai e volta com a bike). Têm nível cultural mais elevado e a grande maioria, tem carteira de motorista e dirige regularmente.
O outro, persegue durabilidade, baixo custo, eficiência no que consome. As bicicletas devem ser resistentes e terem baixo custo de manutenção. O investimento em vestuário especial, iluminação ou itens de segurança é mínimo. O nível cultural também é mais baixo que no primeiro grupo e costumam não seguir as regras de trânsito, expondo-se a mais riscos. São os que mais precisam do apoio público na construção de cicloinfraestrutura, e os que menos recebem de volta. Não participa de passeios ou grupos, apenas usa a bicicleta para qualquer lugar que queira ir.
Apesar de não ser um destaque, também tem crescido dentre os do primeiro grupo, o número de pessoas que não suportam mais o tráfego e resolvem usar suas bikes de lazer para o deslocamento diário. Provavelmente, ambos os segmentos destacados caminham para um segmento único de pessoas que passem a usar a bicicleta como veículo. Isto não vai se dar muito rapidamente, porque os gestores do tráfego recifense vivem um dilema ovo-galinha: não se constroi para os ciclistas porque eles não estão visíveis, e eles não se mostram muito porque não temos uma estrutura de tráfego adequada a eles.
O Recife é uma cidade plana e é altamente indicada para o uso da bicicleta como meio de transporte. E faço disto meu objetivo declarado aqui no P&O, e conto com o apoio de vocês!
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29 de junho de 2010
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DE OLHO NA BIKE
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Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!
Rogério, gostaria de gravar uma entrevista contigo, baseada neste post, para um programa de rádio que estou montando (meu e-mail é osmanfrazao@gmail.com e telefone 9234-4152).
ResponderExcluir[ ]s Osman
Grande Rogério concordo em gênero, número e grau, só tenho uma "criticazinha", apesar do dilema ovo-galinha e da falta de suporte, essa utilização tá crescendo mais rápido do que você imagina, principalmente no citado por vc grupo misto, que investe na bici e utiliza ela como meio de comutação. E, mais do que justo, cabe aqui destacar o papel fundamental de pessoas como você, que pelo exemplo contagiam e fazem a gente pedalar. Reativei meu pedal pela "sorte" de numa pesquisa google sobre bike em recife ele apontar para o P&O. Criei coragem, investi, meti as caras, me viciei, hj defendo a causa e VISTO "AS CAMISAS" ...
ResponderExcluirSuperando os "transtornos" que o tal do transtorno de pânico com o qual descobri estar sofrendo desde Dez 2009, é com prazer que te digo que to voltando ao pedal no melhor estilo "comute".
Obrigado a você e a todos os demais que com muita gana antecipam o futuro e vivem esse estilo de vida - BIKE POWER, ou como diria Enio (against estrangeirismos): É A FORçA DA BICI.
Muita força no pé do pedal!!!