6 de junho de 2010

CARRO, VC PRECISA MESMO DE UM?

Amigos...

Vamos pensar juntos. Moramos em uma grande cidade, plana em 95% dos trajetos, cheia de ônibus e táxis. Recife. Sabemos que ter um carro implica em despesas variadas, problemas com tráfego, estacionamento, despesas com combustível, manutenção, impostos e taxas, etc.

Então porque QUEREMOS tanto TER um carro?

A cidade do Recife parece grande, mas se vc colocar em um mapa sua casa, seu local de trabalho e seus locais de lazer preferidos, com 95% de chance, eles ficam a cerca de 7km em média um do outro. Em alguns casos, 10km. Ou seja, se você fixar um compasso exatamente onde fica a sua casa em cima de um mapa do Recife, e traçar um círculo com 7km de raio, com 95% de chance, você terá todos ou a grande maioria dos locais que costuma frequentar! E 7km é uma distância ótima para a bicicleta percorrer, em menos tempo que qualquer outro veículo.

Admitindo que você está na situação acima, então o carro te serve para que?
  • Para fazer uma feira grande no supermercado? Um taxi semanal resolve e o custo é muito mais baixo!
  • Para ir ao cinema com sua namorada e um casal de amigos? Sim, ônibus e taxis podem ficar caros demais se implicasse em se reunirem na sua casa para seguirem ao cinema juntos. Por outro lado, cada um poderia ir independente diretamente ao cinema usando ônibus ou bicicleta, ou ainda andando, e isto seria muito mais em conta.
  • Para ir no Motel com sua companheira no dia dos Namorados? Claro! Nem eu sou tão radical! Mas isto acontece uma vez por ano! (tá bom, 2x! :)) E é legal pedalar até o Motel?! hahahah
  • Para ir ao trabalho no Centro do Recife todo dia? Impensável, com os custos de estacionamento no centro altíssimos e o tráfego impossível. Trocar a segurança da sua garagem pelo estacionamento no meio da rua e deixar seu adorado carrinho ao relento? Um ônibus custa apenas R$ 3,80, ida e volta, e dependendo da hora, andam vazios! Vá de ônibus!
  • Ah, mais eu preciso ir em 3 ou 4 lugares todos os dias, levar criança na escola, passar na casa de minha mãe para vê-la, etc! Ok, vc precisa de um carro!
Resumindo, seu carro é necessário:
  • porque você procura CONFORTO;
  • você tem uma PREGUIÇA 'geradora de bucho' de alto nível;
  • acha que ele te dá STATUS, mas que os financiamentoa que existem hoje é algo altamente duvidoso;
  • ou em pequeno percentual, serve PARA PESSOAS QUE NECESSITAM IR EM VÁRIOS DESTINOS pelo menos 3x por semana, ou tem crianças pequenas ou familiares idosos!

O custo compensa? A sua necessidade é real? Você usa seu carro RACIONALMENTE?

Usar o carro racionamente é só tirá-lo da garagem se for imprescidível. Veja se o gasto para mantê-lo não é maior que o custo de usar um taxi, fique atento se o conforto é mesmo imprescidível! Contribua com a redução da poluição, com a economia dos recursos. Vale mesmo a pena ser "orgulhoso" de um objeto achando que ele está te diferenciando da maioria não motorizada? Acha mesmo que vale a pena deixar esta barriga enorme ai na tua frente só por preguiça? Venha pedalar e descubra que o cerne dos seus problemas mora na sua garagem!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Pois é, pedalando hj cedinho estava eu com meus botões pensando exatamente nisso! Aí passei em frente de um motel e fiquei imaginando uma situação dessas...ha ha ha...bom,mas aí fiquei me perguntando, quem surgiu primeiro: o carro ou o motel( pra não dizer outra coisa :))? gde abrç, meu camarada!

    ResponderExcluir
  2. DJ... vc já foi a um de bike? Na primeira vez é folclórico! Vc vai pq acha que está sendo diferente, divertido. Mas para certos momentos, INFELIZMENTE, o carro é mais apropriado! Passa uma imagem tua para a companheira de que vc está pensando no conforto dela. E elas gostam disto! Agora, se vc já conheceu a sua durante um pedal radical, carro nem se cogita usar! Tudo depende da qualidade do material em apreicação naquele momento preciso!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010