OBJETIVO: Esta proposta pretende unificar os sinais de mão indicativos de intenções dos usuários de bicicletas no trânsito. Visa preencher uma lacuna existente no CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO, Lei 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, que não prevê o uso de sinais gestuais indicativos de intenção por parte dos ciclistas.
FUNDAMENTOS: Baseados na experiência, estes sinais devem servir de indicação clara do que o ciclista pretende fazer ao deslocar-se no trânsito, urbano ou não. Estes sinais não devem se contrapor ao CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO e suas recomendações de segurança para o movimento dos ciclistas, pelo contrário, servindo como uma forma adicional de sinalizar e aumentar a segurança de quem usa a bicicleta para movimentar-se no tráfego.
SINALIZAÇÃO: A ilustração seguinte apresenta os 5 sinais propostos.
DESCRIÇÃO DOS SINAIS:
- DOBRAR À ESQUERDA - Braço esquerdo esticado para a esquerda, palma para frente.
- DOBRAR À DIREITA - Braço direito esticado para a direita, palma para frente.
- ATENÇÃO, PARANDO! - Braço esquerdo levantado para cima.
- ATENÇÃO OBSTÁCULO/PROBLEMAS À FRENTE! - Braço esquerdo esticado ao lado do corpo, para baixo, ligeiramente para fora, com mão esquerda com a palma para trás abrindo e fechando.
- SEGUINDO EM FRENTE EM CRUZAMENTO - Braço esquerdo dobrado no cotovelo, mão para a frente, dobrada para cima no punho.
- Primeiro, nas nossas bicicletas, os freios traseiros, mais seguros numa frenagem brusca, são acionados pela mão direita, garantindo que mesmo que durante uma sinalização gestual você precise frear bruscamente, a forma mais segura estará sempre disponível.
- Depois, o Código de Trânsito Brasileiro, indica que os ciclistas devem se posicionar sempre do lado direito da pista. Fazendo isto, o braço esquerdo torna-se imediatamente mais visível aos demais elementos móveis do tráfego ao sinalizar que o direito.
Acredito que a adoção e o uso destes sinais e a alteração na luva usada por quem pedala, acrescentará maior segurança ao uso da bicicleta como meio de transporte diário em nossas cidades.
COMENTEM E DIVULGUEM!!!
Grande Rogério,
ResponderExcluirAcho a iniciativa muito boa.
Sou partidário de que devemos nos aproxima ao máximo dos gestuais adotados pelo Código Brasileiro de Trânsito, de modo que não apenas nós entendamos o que se passa, mas todos aqueles que fazem parte do sistema. Acredito que isso deve ser válido também para os avisos falados, ou seja, quando se fala "indiana" todos sabem que se referem a "fila indiana", ou seja, um a um. Mas daí por diante, acho que não se deve "criar" muito, devendo ser o mais simples e claro possível, como "dois a dois", ou simplesmente dizer "manter à direita" quando mesmo em dois a dois o grupo se afasta do meio-fio e dizer simplesmente "contramão" quando alguém vier em sentido contrário ou "buraco" quando for o caso. Para este último, levantar a mão poderia significar que o grupo estava parando, então adotamos em nosso grupo o levantar a mão e fazer um pequeno giro no ar. Quando o grupo está parando, fazemos como indicou, mas quando o mesmo pára, mantemos o braço erguido e o punho fechado.
Espero ter contribuído de alguma maneira.
Abraços.
EXCELENTE IDEIA!!! Já com sua permissão vamos utilizar no site do Corujaqueira. Algumas sugestões:
ResponderExcluir- como é mais facil conseguir material refletivo com cor cinza iguais as faixas, voce pode até indicar isto. E tecido e seria facil de fixa na luva.
- Usamos muito um outro indicativo. "Ciclista na contra-mão" ou "ciclista no contra-fluxo". Sinalizamos com o desenho 3 (braço para cima) e em seguida o 2 (braço esticado para direita).
PARABENS PELA INICIATIVA.
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Rogério, também gostei muito. Como você permite, vou usar. Obrigada.
ResponderExcluirRogério,
ResponderExcluirMuito legal! Vou divulgar no blog sim! Quanto ao "pare" eu não costumo usar esse não! ahhahah Uso tb aquela simulação de "bater asas" para pedir que o motorista diminua a velocidade. Esse de pare eu uso com a mão pra baixo espalmada.
abs
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João Guilherme Lacerda
Transporte Ativo - São Paulo
www.ta.org.br
http://blog.ta.org.br
Amigos... obrigado pela acolhida da idéia de um padrão para os gestos. Acho que no email e tb no post esqueci de ressaltar que estes sinais individuais servem mais a comunicação com motoristas em geral que com outros ciclistas. Os grupos usam estes e outros, e existe ainda a necessidade de usar os sinais vocais, como "indiana", "dois a dois", "fila por um". O sinal 4 (ATENÇÃO OBSTÁCULO/PROBLEMAS À FRENTE!) eu costumo usar para avisar aos carros que trafegam ao meu lado sobre outros carros parados, manutenção na pista, tráfego lento, e que me obrigará a sair da faixa mais a direita para a segunda faixa, e fazendo isto com MUITO CUIDADO. Também eventualmente para outros ciclistas na contramão, carroceiros parados, etc. Vamos que vamos...
ResponderExcluirBastante interessante a proposta. Uso a bicicleta como veículo desde os 16 anos (tenho 35). Só resisto ainda a trafegar à direita da pista, por causa dos motoristas de ônibus que dirigem de forma muito agressiva no Rio de Janeiro por causa do número maior de pedestres (em decorrência dos pontos de ônibus) que desrespeitam as bicicletas e cruzam a pista à nossa frente.
ResponderExcluirJá há alguma novidade? Precisando de apoio, avise!
Grande abraço!
Muito bom Rogério. Vou divulgar no meu blog.
ResponderExcluirAbraço,
Fernanda.
http://naocorradacorrida.blogspot.com