Amigos...
Neste sábado, fomos fazer um passeio "metroturístico" pelo sistema do Metrorec, o metrô de Recife. O sistema conta com 2 linhas em 3 rotas: Recife-Camaragibe e Recife-Jaboatão compartilham parte da linha Oeste, que bifurca na estação Coqueiral; já Recife-Cabo segue a linha Sul e está quase pronta até a estação Cajueiro Seco. Quando iniciamos o trajeto, pensei que o sistema era só isto. Mas o SEI - Sistema Estrutural Integrado, administrado pelo Consórcio Grande Recife, é muito mais que isto. Inclui 4 tipos de linhas de ônibus integradas ao sistema que alimentam os trens, transferem passageiros através da cidade entre os diversos terminais e conecta todos os municípios da Grande Recife com uma rede de transporte relativamente eficiente. Em alguns roteiros, com apenas uma passagem de ônibus simples nas chamada rotas alimentadoras e interterminais (ônibus SEI amarelos e verdes) é possível integrar-se ao metrô e percorrer grandes distâncias na cidade. Eu já conhecia os ônibus azuis (linhas centro-bairros, radiais!) e vermelhos (linhas bairro-bairro, perimetrais!), mas fiquei pasmo de ver que os sistema é ainda mais complexo e integrado. Segundo o Consórcio Grande Recife, o sistema deverá crescer para atender 1,6 Milhões de passageiros por dia até 2010, e deverá ser expandido com um sistema de BUS RAPID TRANSIT, ônibus correndo em canaletas de forma similar ao sistema existente em Curitiba, ao longo da Av.Agamenon Magalhães, entre Zona Norte e a estação Joana Bezerra. Este novo sistema deverá incluir novas estações de acesso ao sistema por cima do canal da Av. Agamenon Magalhães, onde os passageiros pagarão as passagens, agilizando a entrada e saída dos ônibus. E com a via exclusiva, será quase um metrô de superfície, só que bem mais barato!
O sistema é bom, porém tem alguns problemas. Um destes e que nos importa muito é a total ausência de infraestrutura para os usuários de bicicletas no SEI. Ou deve estar bem escondida, porque não vimos bicicletários nas estações que descemos, nas linhas terminais. O site do Consórcio também não cita a existência deles, e o mapa deles não inclui referência sobre a existência destes equipamentos nas estações. Além disto, o Metrorec não permite acesso das bicicletas nos trens como em outras cidades do mundo.
Atento a isto enviei esta mensagem a Ouvidoria da Grande Recife.
Gostaria de saber porque o SEI não inclui o transporte de bicicletas no Metrorec? Dado que isto traria alguns problemas de implantação no ínicio, ele deveria liberar pelo menos nos finais de semana quando o metrô anda mais vazio, e as pessoas poderiam fazer uso dele para organizar momentos de lazer nas localidades ao longo das linhas. Isto poderia introduzir gradativamente mais uma modalidade de integração, bicicleta-metrô, comum em outras cidades grandes, cumprindo a propalada "multi-modalidade" e incentivando o uso de transporte limpo. Com o tempo, isto reduziria a sobrecarga sobre as linhas de ônibus do SEI, ofereceria uma alternativa mais barata a quem pode pagar menos pelo transporte e serviria para melhorar a imagem de Recife como uma cidade que realmente se importa com os cidadãos. Afinal, a bicicleta é uma das formas de deslocamente mais usadas na cidade.Vamos ver se a Grande Recife dá o ar da graça de pelo menos responder ao email. Prometo postar a resposta aqui!
Além desta falta, outro problema é que não vi em nenhuma parada integração com o automóvel. O sistema de transporte de massa de Recife parece ter sido feito esquecendo que poderia vir a atender a TODAS as classe de trabalhadores. É de imaginar que uma pessoa que more em Candeias e trabalhasse no Centro, pudesse pegar seu carro, dirigir até a estação Prazeres, guarda-lo lá, ir de Metrô até o Centro da cidade e de lá seguir a pé para seu trabalho. Ou então, fazer o primeiro roteiro de bicicleta, entrar no Metrô com ela, e sair pedalando no Centro até o Bairro do Recife, por exemplo. Mas falta infraestrutura para os que desejem fazer isto! De forma invertida, o sistema é para a "elite da pobreza", porque elege os menos favorecidos para dele usufruirem sem deixar espaço para as pessoas esclarecidas que resolvam deixar de usar seus carros. Pensa-se no pobre, mas não no consciente! Remedia-se a pobreza e pune quem pensa!
Claro que tudo isto foi feito e visto em um sábado pela manhã e sem pressa. Os ônibus usados estavam cheios apesar do dia, mas os trens estavam vazios. Resumindo, o SEI funciona bem mais ainda deixa a desejar para nós ciclistas e para os motoristas conscientes, por não contar nem com bicicletários nem com estacionamentos, seguros e abrigados, e nem permitir o acesso das bicicletas aos trens, integrandos as duas modalidades de transporte. Espero que este artigo e email sirvam para semear a idéia lá na Grande Recife! Como querer uma cidade mais limpa, com menos trânsito, com menos engarrafamentos, com maior consciência de todos, se o sistema não pensa em todos!
COMENTEM!!!
Atualizando...
A Ouvidoria respondeu isto... e eu continuo esperando mais detalhes!
Esse e-mail foi enviado automaticamente pelo Sistema de Ouvidoria do Estado de Pernambuco. Caso queira tirar alguma dúvida a respeito dessa manifestação, favor enviar um e-mail para ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br. Não responda esse e-mail por essa tela, utilize um dos links abaixo "Clique Aqui para Visualizar os Detalhes da Manifestação" ou "Clique Aqui para Responder Diretamente essa Manifestação"Prezado(a) Sr(a). Rogério Leite ,
Informamos que todas as informações contidas no seu e-mail foram encaminhadas para a gerência específica, no caso a DIRETORIA DE PLANEJAMENTO , para que sua manifestação seja verificada. Retornaremos com a resposta do setor.
Agradecemos a sua participação na ouvidoria do Grande Recife Consórcio de Transporte
Nº protocolo 2009124660
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!