Amigos...
Pedalar em Recife é uma experiência muito agradável, desde que você goste mesmo do nosso agradável clima. Uma cidade plana com temperatura que vai de 24 a 40ºC e alta umidade relativa do ar, é, na verdade, o clima ideal para a desidratação. Pior se você estiver pedalando! Abaixo alguns fatos e dicas sobre manter-se hidratado.
- Volume de líquidos consumidos deve ser semelhante ao volume perdido.
- A perda de peso ocorrida durante as pedaladas indica a quantidade de líquido perdida, por hora de pedal durante o dia. Experimente pesar-se antes e depois de um dia normal de pedalada no sol, registrando seu consumo de líquidos. Isto vai te ajudar a estar pronto para o que der e vier.
- Consumo adequado de líquidos ajuda a manter você atento e desperto para tudo que se passa ao seu redor, melhorando a qualidade de seu passeio.
- Aumente a ingestão de líquidos em dias de pedal. Para saber se está bem hidratado verifique a cor de sua urina, ela deve estar bem clara.
- Em nosso ambiente, deve haver um consumo de pelo menos 150 a 300 ml de líquidos a cada 15-20 minutos para repor as perdas de suor, o que equivale a 600-1.200 ml/hora.
- A sede não é um sinal confiável: se formos por ela, só vamos repor 50% do suor produzido - previna-se controlando a ingestão de água pelo horário, mesmo sem sentir sede;
- Os recipientes de bebidas devem ser acessíveis na sua bicicleta, ajudando você a hidratar-se enquanto pedala.
- Nas paradas beba 500 ml para cada meio quilo perdido no peso corporal, evitando bebidas que contenham álcool ou cafeína (cerveja e refrigerantes).
- Bebidas que têm mais sabor, adocicadas e geladas, aumentam a vontade de bebe-las. Também são rapidamente absorvidas, nutrindo e repondo sais minerais.
- Comer alimentos ricos em carboidratos complexos antes de pedalar. Eles são absorvidos mais lentamente.
- Quando você parar para descanso, prefira suco de frutas, mais rico em sais minerais.
- As bebidas esportivas têm muito Sódio.Tenha cuidado com o excesso de sódio, associado a hipertensão. Se sua bebida esportiva já tem bastante para repor, não exagere no sal antes, durante ou depois do pedal.
- Eu me hidrato com cerveja! Meio mito, meio verdade! Durante o pedal, evite. Mas depois do pedal, segundo reportagem publicada no Daily Mail, BBC e Terra, o consumo moderado de cerveja ajuda a recuperar adequadamente a hidratação. Pode tomar seu 1/2 litro de cerveja depois do exercício sem culpa! Mas só 1/2 litro hein! E depois, complete com água. Resista a tentação de ficar só na cerveja, porque o excesso pode levar a uma perigosa desidratação.
- O refrigerante light ou diet mata minha sede! É Mito! Refrigerantes diet ou light têm água, é certo, mas não têm sais nem carbohidratos. Seu corpo precisa da água, mas também precisa dos sais e dos carbohidratos, porque ambos ajudam o corpo a se manter hidratado. Sem eles, você está se arriscando a uma desidratação. Uma alternativa é consumir algum carbohidrato junto com refrigerante diet/light. Algo como pipoca, rica em carbohidratos complexos do milho e sal. Uma pequena quantidade vai ajudar você a equilibrar seu organismo.
- Eu posso beber água só nas paradas! Pode, mas não deve. Cada passeio dura de 2 a 3 horas. As paradas são feitas na metade do caminho. Isto significa que você estará pedalando por uma hora e meia sem beber nada. No sol, isto pode significar cerca de 1,5 litros de suor perdido (evaporado e retido nas roupas!). O ideal é ingerir a cada meia hora de pedalada, 1/2 litro de água, evitando assim que vc desidrate completamente.
COMENTEM!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!