25 de julho de 2009

MELHORANDO NOSSA RELAÇÃO COM OS MOTORISTAS

Foto via seabamirum / flickr.

Amigos...

O sentimento anti-ciclista por parte de alguns motoristas e ciclistas é uma grande barreira para o crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte, perpetuando uma mentalidade de "nós" contra "eles" e arriscando vidas. algumas cidades, estados e países têm tentado proteger os ciclistas do abuso dos motoristas através de leis mais rígidas, mesmo no Brasil. Mas ao lado disto, tem várias coisas que o ciclista mesmo pode fazer para promover a paz e pedaladas mais seguras. Seguem algumas idéias.
  1. GUIE A SUA BICICLETA // A bicicleta, não esqueça, é um VEÍCULO de duas rodas e assim é tratado pelo nosso Código Brasileiro de Tráfego (CTB). Usuários de bicicletas, 'scooters' e motos têm o direito legal de trafegar nas vias. E isto nunca deve ser considerado uma corrida ou meramente um exercício físico, mas o desfrutar pleno dos seus direitos de guiar seu meio de transporte.

  2. OBEDEÇA A LEI // Este é uma das nossos mais repetidos pedidos a todos os ciclistas! Em muitos casos, os ciclistas agem como se fossem alguns motoristas ao quebrar as leis de tráfego ou tentar dar "jeitinhos" para contorná-las. Devemos manter o mais alto padrão de qualidade ao guiarmos nossas bicicletas? Sim e não. Para não agravar esta mentalidade de que "ciclista não respeita as leis" que muitos motoristas têm, é importante que sigamos as leis com o máximo de habilidade. Pedalar no contrafluxo (dirigindo na contramão), ignorar sinais de tráfego ou mesmo passar no sinal vermelho é o que enrraivece muitos motoristas, o que os coloca contra nós. Lembrem-se que vocês estão usando o veículo com a melhor relação modal no tráfego urbano, conseguindo sempre se manter a uma velocidade média MAIOR que os carros em distâncias de até 10km. Então porque desrespeitar a lei? O espaço nas ruas é um recurso limitado - se o ciclista quer dividi-lo com os demais com respeito e segurança tem de seguir as leis!

  3. E, AO MESMO TEMPO, LUTAR PARA MELHORAR A LEGISLAÇÃO... // No estado americano de Idaho, uma lei de 1982 (Stop Law) permite que o ciclista passe DIRETO nos cruzamentos ou nos sinais vermelhos com prioridade total. A lei o protege e assim os motoristas precisam respeitá-los acima de qualquer coisa.

    Estudos mostraram que no ano seguinte à adoção desta lei, os acidentes com bicicletas cairam 14,5%, simplesmente porque os ciclistas têm mais controle dos cruzamentos e estão mais visíveis. No começo da aplicação da lei aumentou o rancor dos motoristas, mas agora a lei é considerada uma política pública excelente. Londres está pensando em algo igual e o estado do Oregon tentou recentemente aprovar lei similar, mas não conseguiu AINDA. Eu sei que parece meio utópico considerando a falta de educação típida de nosso povo. Mas muita gente também já considerou que todos serem obrigados a usar o cinto de segurança era uma idéia utópica. E hoje, são poucos os que ainda pensam desta forma! A maioria, pressionada por uma legislação que os puniria financeiramente e de forma pesada, hoje coloca o cinto quase que automaticamente ao entrar no carro. Porque não pensarmos numa legislação que realmente punisse o motorista por atropelar pedestres e ciclistas? Existe e é possível.

  4. ARME-SE COM UM SORRISO E ENTRE NA ONDA... // Quantos de nós, quando estamos no papel de motoristas, não ficam p...da vida com outros motoristas que fazem movimentos imprevistos, mudam de sentido sem aviso, correm e arremetem no trânsito apertado, agem como idiotas agressivos usando o carro como manifestação de suas frustrações!


    A mesma coisa provocamos nos demais motoristas quando fazemos isto em cima de uma bicicleta. A melhor maneira de guiar as nossas bicicletas é de forma defensiva e mantendo uma atitude ZEN, serena tanto quanto for possível. Lembre-se que você preferiu estar em cima de sua bicicleta respirando ar puro e sem tanto estresse ao invés de estar dentro de uma gaiola de aço reforçado, apertado no tráfego. Só isto já deveria deixar você feliz. Então escolha pedalar com alegria, estilo e segurança! E não esqueça de respeitar os pedestres!

  5. ... E TAMBÉM NÃO ESQUEÇA DE SE FAZER MAIS VISÍVEL // Além de usar todos os refletores e luzes possíveis, nunca esqueça de sair vestido para estar bem visível no trânsito, ajudando os motoristas a ver você e sua bicicleta.


    Aproveite a oportunidade e mostre seu estilo. Isto vai ajudar a reduzir os acidentes.

  6. LEMBRE, PEDALAR TAMBÉM TEM UMA CURVA DE SINO // Curva de sino é um termo estatístico para descrever fatos que têm comportamento normal, em torno de uma média. A maioria das experiências são estatísticamente descritos como estando em uma curva de sino, desde que você não considere ou diminua o rancor dos motoristas. Para cada MILHÃO de horas de pedaladas, a TAXA DE MORTALIDADE é de apenas 0,3 - melhor do que as dos motoristas que é de 0,5. Estudos canadenses mostram que o risco de morrer em acidentes de bicicletas é o mesmo de um motorista de um SUV (Pajero Full, Ecosport, etc...) em um acidente. Isto por si só deveria fazer com que você se armasse do seu melhor sorriso anti-rancor, com a maior quantidade de luz e acessórios que aumentem a sua visibilidade, um retrovisor e saísse pedalando. E se você é mulher saiba que isto vai lhe ajudar a receber mais cantadas e assovios nas ruas - em algumas cidades mais que outras. Mas isto, ninguém é louco de tentar resolver! Apenas, continue pedalando!

COMENTEM!!!

Traduzido e adaptado livremente a nossa realidade, com base em "6 Ways to Defuse Anti-Cyclist Rage" do site TREEHUGGER.COM .
Fotos extraídos do artigo da TREEHUGGER (créditos podem ser consultados no link acima!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010