13 de julho de 2009

EDUCAÇÃO E CORTESIA

Amigos

Quando estamos pedalando no tráfego somos mais um dos elementos que o compõe. Carros, pedestres, motociclistas, ônibus e caminhões, das mais diversas formas e tamanhos, são outros elementos móveis que, como nós, está vindo de algum lugar e indo para outro.

Já o fluxo no tráfego não é constante. Recife, por exemplo, é uma cidade "QUADRADA", cheia de esquinas, com tráfego cruzado e muitos sinais. Salvador, outra cidade que conheço bem, já é uma cidade "REDONDA", onde as grandes avenidas têm poucos cruzamentos, com muitos retornos e pistas de aceleração para mudança de direção. Isto faz Recife uma cidade que tem uma menor velocidade média para o ciclista que Salvador. Isto a faz mais segura, porque com o fluxo a velocidade dos demais elementos também diminue o risco e ajuda a visualização do ciclista pelos outros elementos móveis do tráfego.

E mesmo assim acontecem tantos acidentes com ciclistas!

Uma coisa que percebo ao pedalar pelo Recife é que muitos de nós não temos a preocupação de tornar os demais elementos simpáticos a nós, agindo com correção, prudência, educação e cortesia.

Primeiro, por experiência própria, creio é vital para qualquer ciclista respeitar as leis de trânsito e o bom senso ao pedalar. Isto é muito importante para mostrar aos demais elementos móveis do tráfego que, como eles, também temos o direito de estar naquela via. E serve para lembrá-los que também somos considerados pelo CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÃNSITO - CTB como veículos que transitam pela via pública e que seguimos várias regras específicas.

Segundo, existe no CTB, um código de sinalização com gestos como para veículos que todo motorista precisa aprender antes de tirar sua licença de motorista(vide pag 156).
Apesar de não haver algo similar para indicar as intenções dos ciclistas, procure criar o seu e acostumar-se a usá-lo sempre, para de forma visível e segura, deixar claro as suas intenções, como entrar a direita ou esquerda, seguir em frente em um cruzamento, alertar sobre outros veículos parados ou tráfego pela contramão.

Além disto, quando outros elementos o reconhecem e são corteses, deixando você passar sem forçar a barra para eles, cabe a você também ser cortês e agradecer, tanto com o sinal de OK - polegar levantado - quanto dizendo um simples OBRIGADO, em voz alta. Isto serve de reconhecimento da gentileza dele, reduzindo o potencial negativo que se forma na cabeça dele pelo fato ter de aguardar sua passagem. Ele se sente recompensado, e isto "puxa a brasa para nossa sardinha". E mesmo quando ele jogar o carro por cima, liberando o stress dele, xingar a mãe dele não vai ajudar em nada! Deixe-o passar, sorria e, como ninguém é de ferro, só xingue a progenitora dele quando ele não puder mais ouvi-lo. Em contrapartida, decore a placa e modelo do carro dele, e conte a experiência aqui no blog, postando comentários para que todos saibam da existência de mais um insensato no trânsito de Recife! Você imagina se um deles, por acaso, termina sabendo por um parente ou amigo que o que fez está na internet como péssimo exemplo de motorista! Muito educacional!!! :))

Em geral, onde imperam as camadas mais humildes da população, a gente precisa reconhecer que cortesia, gentileza e educação não são bem entendidos como uma necessidade da vida em sociedade! Muitos confundem isto com fraqueza, como se no trânsito precisassemos estabelecer uma relação de força - o carro mais forte que vc, o ônibus/caminhão mais forte que os dois, o pedestre na ponta mais fraca. Mas o trânsito é formado por pessoas, que estão indo e vindo do seu trabalho, escola, lazer. São pessoas que têm uma vida, como qualquer um, e que por necessidade ou opção, esolheram pedalar ou dirigir. Esta relação de força é uma mentira criada pela mídia e pela propaganda, para quem os carros são instrumentos de realização de uma pessoa. Ter o "poder" da máquina, a velocidade, a força. Mas isto é ilusão.

Nunca transfira seu stress, seus problemas e frustrações para o ato de dirigir ou pedalar. Os resultados são muito perigosos!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010