Domingo 19/julho/2009, saiu no Jornal do Commercio/Caderno Cidades/Transporte (pag.6), daqui de Recife, matéria assinada pela Jornalista Roberta Soares com o título: "ÔNIBUS É MAIS BARATO E SEGURO". Nela tinha a seguinte tabela:
Onde:
Custo Social = Acidentes de tráfego e emissão de poluentes
Outros Custos = Impostos, taxas, manutenção e depreciação
Custo de Desembolso = tarifas (ônibus); combustível (motos); combustível + estacionamento (carros)
Custo Social = Acidentes de tráfego e emissão de poluentes
Outros Custos = Impostos, taxas, manutenção e depreciação
Custo de Desembolso = tarifas (ônibus); combustível (motos); combustível + estacionamento (carros)
Estabelecendo que os dados foram obtidos em 43 municípios do Brasil, inclusive Recife e Jaboatão, concluia que o ônibus ocupam menos espaço e provocam menos acidentes por passageiros transportados. O comparativo deixava a desejar por não incluir a bicicleta na avaliação, mas um complemento da mesma matéria, citava que "Nem carro nem moto. Se você quer ser correto ambientalmente, ande de bicicleta...". Bicicletas não poluem, têm um custo mínimo de manutenção, não se aplica depreciação nela, não tem taxas nem sofre com impostos. Também não tem nenhuma tarifa e seu combustível é o nosso famoso feijão com arroz, que teria de ser ingerido da mesma forma em qualquer forma de deslocamento. O estacionamento? Qualquer árvore ou poste serve de apoio e um cadeado decente garante o resto! E se você tiver um pouco de senso verá que apenas o custo dos possíveis ACIDENTES DE TRÁFEGO, são os únicos que impedem que o custo total de usar a bicicleta como meio transporte seja ZERO!
Na hora vi que faltava algo que nos embasasse corretamente o uso da bicicleta e isto ainda falta, vou continuar pesquisando. Faltam mesmo números que garantam que pedalar é ainda mais em conta. Casualmente, o site INSTRUCTABLE.COM, no qual sou inscrito, mandou um email com novas matérias e ao visita-lo, encontrei uma matéria aonde se comprova que mesmo entre os meios de locomoção não motorizados existentes, a bicicleta ainda é a melhor. Nele encontrei a tabela abaixo que traduzi como segue:
Extraído de "Get Out And Get Biking (or Scootering, etc.)... An Experiment In Alternative Transportation"
Neste artigo, o autor adotou 1,6 Km de distância como padrão e comparou-se alguns critérios de performance entre as bicicletas, os patinetes e o skate, todos considerados veículos de propulsão humana, ambientalmente corretos portanto, em relação ao carro. As duas tabelas não são diretamente correlacionadas, mas em ambas, percebemos que algumas pessoas começam a questionar a "soberania" do automóvel como forma de transporte, e que a conclusão sempre é favorável a bicicleta para distâncias inferiores a 10 Km.
Bem, 10 Km é uma distância quase média para se percorrer o Recife em quase todas as direções. Tomando-se a Madalena como ponto de partida, 10 Km é ir a Camaragibe, Boa Viagem, Olinda, Marco Zero. 10 Km pedalando a 17 km/hora é menos de 1/2 hora em qualquer direção. Qual o meio de transporte daqui que consegue isto, sem stress, cuidando de sua saúde, economizando o seu dinheiro e chegando mais rápido nos horários de pico?
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!