Por mais que a gente ache que todos sabem temos de colocar alguns pontos cruciais sobre o nosso planeta. A Terra é um planeta, caso muito tenham esquecido, que suporta mais de 6 Bilhões de pessoas e outro tanto de outras formas de vida. Ninguém ache que podemos continuar aumentando o número de habitantes do planeta indefinidamente, porque o espaço físico não cresce, é limitado e compartilhado. Além disto, todos estes seres vivos, humanos ou não, bebem água, respiram ar e precisam de alimento para viver. E tudo isto são recursos limitados. Para produzir mais alimento, consumimos terra, espaço roubado da natureza que precisa dela do jeito que está para continuar existindo, produzindo oxigênio que este povo todo consome e consumindo gás carbônico liberado. Alguns ainda acreditam que os cientistas exageram. Cegos não percebem que já passamos do ponto em que sem um investimento altíssimo de recursos financeiros, humanos e materiais, não conseguiremos manter a vida no planeta.
E isto para não falarmos de tudo que este povo consome, muitas vezes sem necessidade.
Acontece assim...
- LIQUIDAÇÃO: e vc descobre que não pode viver sem aquela bolsa que está com 50% de desconto!
- COMPRE SEU CARRO SEM IPI: e vc descobre que trocar seu carro com 3 anos de uso com um desconto de 3% é imprescindível!
- GARRAFAS DE 3 LITROS DE REFRIGERANTE PARA A SUA FESTA: e vc descobre que precisa dar uma festa e comprar o tal refrigerante!
Você compra o sonho, mas vive na realidade. E a realidade é dura!
A realidade é que as ruas têm limites físicos. Não são de borracha e nem vão ficar mais largas a medida que o volume de carros crescer. A realidade é que continua nascendo muita gente, que os impostos não conseguem suprir as necessidades mais básicas, que todos os políticos parecem perdidos. E nesta hora, se estou perdido, primeiro eu, devem pensar estes!
A realidade é que falta pulso a quem precisa tomar medidas fortes, democráticas, porém inegavelmente dolorosas. Que é preciso bater forte na mesa, levantar a voz e brigar se necessário, para reduzir o impacto dos maus produtos no nosso modo de vida. Reduzir o impacto da mídia impedindo a venda descontrolada de tantos produtos ruins para a saúde das pessoas. Ou quando a ANVISA exige a redução de sódio e açucar nos alimentos industrializados você pensa que isto é só para sua saúde? Garanto que nenhuma empresa vai reduzir preços dos produtos "saudáveis" por conta disto!
Produtos ruins + vida estressante = saúde pior = SUS lotado = prejuízo para o Governo = prejuízo para você.
Tudo está conectado.
Por isto a realidade exige que vc tome uma atitude. E não só tem a ver com votar melhor nos políticos. Isto também, é claro. Mas tem a ver com escolhas. Antes de comprar, olhar para os produtos pelo que eles são e não pela marca que vendem. Só comprar se precisar mesmo e sempre o que realmente precisar. Já é patente que nem sempre a marca representa o melhor. Optar, escolher produtos de fornecedores mais próximos de você. Escolher produtos com mais qualidade. Escolher bem para poder reciclar ao máximo o seu lixo, separando os recicláveis. Escolher seus caminhos para evitar o transporte individual motorizado. Organizar melhor seu tempo e sua vida para permitir a economia.
Se nós, os esclarecidos, não nos unirmos e começarmos a nos movimentar, a sociedade caminhará para um fim inevitável. Só sabendo que é possível uma sociedade melhor, uma vida melhor, é que conseguiremos forças para levar este objetivo à frente!
E a bicicleta, onde entra? Quer melhor representante do equilíbrio que precisamos no mundo do que aquele que a bicicleta usa para se movimentar e trazer de volta ao próprio planeta?
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!