O JORNAL DO COMMERCIO de Recife publicou hoje em seu caderno CIDADES, reportagem de página inteira sobre as "CICLOVIAS" da nossa cidade. Entre aspas, porque nenhuma delas pode ter realmente o nome de ciclovia. A matéria avalia todos os 25,1 km de "CICLOVIAS" da capital e ouve a CTTU e a PCR sobre como e quando serão resolvidos os problemas.
Segundo as partes DESINTERESSADAS, a falta de conservação é causada pelas chuvas, e que em setembro, será feito um trabalho global de recuperação das vias e da sinalização.
Acontece que estamos PEDALANDO E OLHANDO desde Setembro do ano passado. E o que vemos é que já no ano passado, estes caminhos estavam esquecidos. Portanto, a desculpa da chuva não cola.
Recomendo que TODOS OS QUE PUDEREM, contem suas experiências a Jornalista ROBERTA SOARES, email betasoares8@gmail.com , deixando claro que a prefeitura pode se achar grande coisa, mas não tem feito nada mais que dar desculpas! Eu estou postando o seguinte email para ela:
Sra. Roberta.COMENTEM!!!
Li sua excelente matéria no JC de hoje cedo. Deixo claro que não sou político, sou é ciclista, e pedalo em vários grupos diurnos e noturnos. Também pedalo só pela cidade desde setembro de 2008. Publico minhas experiências e observações em blogs e estou sempre procurando assuntos de interesse para a comunidade dos ciclistas. A PCR alega que foram as chuvas que dificultaram a manutenção das vias. As vias estavam desqualificadas há bem mais tempo. Desde setembro do ano passado, percorri cerca de 3.000 km na cidade e cercanias, e estas instalações já estavam bem ruins. Passou o verão todo, entrou pelo inverno e não vimos nenhum andamento nem conserto. E olhe que andando uns 300km em passeios mensais, nós vemos a cidade toda várias vezes, alguns lugares até 5 ou 6 vezes por mês. A PCR usa a chuva como desculpa.
Na verdade, Recife é uma cidade maravilhosa para o ciclista. Plana, sem grandes ladeiras, clima quente, chove mas não demais. Eu mesmo tenho encontrado mais solidariedade por parte de motoristas que riscos. Esta cidade seria a ideal para implantar um sistema de BIKE LANES, faixas azuis pintadas na faixa de veículos lentos em várias e várias vias, indicando o compartilhamento obrigatório entre carros, ônibus e bicicletas. Não teria a necessidade de implantar grandes obras civis. Bastaria pintar uma faixa larga com mais de 1m de largura, em toda a via, indicada com o símbolo da bicicleta. É só querer!...
Esta semana vi no NETV que a cidade tem 460.000 carros e o número cresce a 8% ao ano. Em 2017, teremos 920.000 carros. Mas continuamos sem incluir corretamente a bicicleta como forma de transporte. O metrô não aceita transporta-la. Não temos ônibus para uma integração modal com a bicicleta. Não temos sinalização adequada nem campanhas educativas para os ciclistas.
Mas continuamos e continuaremos PEDALANDO.
Obrigado por colocar nossos problemas na mídia. Continue assim!
Rogério parabéns por comentar de forma exemplar a triste matéria de hoje que saiu no JC , 31 DE JULHO DE 2009 NO CADERNO CIDADES. a FLATA DE RESPEITO COM OS CICLISTAS NÃO É SÓ DOS CARROS QUE VEMOS no nosso dia a dia . É também das pessoas que não sabem nada sobre os CICLISTAS , como repórteres , governantes , pedestres e muitos, muitos que só fazem falar mal. Adorei sua resposta a jornalista Roberta Soares . Devemos nos juntarmos sempre para reivindicar melhorias , REPITO VOCÊ ESTÁ DE PARABENS. Finalizou com classe e educação aquela frase : Mas continuamos e continuaremos PEDALANDO.
ResponderExcluirObrigado por colocar nossos problemas na mídia. Continue assim!
Até Breve
Flávio Torres
obs: seu blog está no meu blog:
http://flaviiotorres.blogspot.com/
e sempre que o atualiza sei das novidades , faça o mesmo , obg !!!!!