16 de janeiro de 2010

FLUTUANDO NA ZONA NORTE!

Amigos...

Ontem foi anunciado mais uma obra faraônica para a mobilidade em Recife. E de novo dois erros foram cometidos!

A obra é a transformação na Avenida Norte, para incluir um corredor expresso de ônibus, que "flutuará" por cima de um gigantesco viaduto de 5km entre a Agamenon Magalhães e perto do Vasco da Gama. Um erro monumental dos nossos gestores que para manterem o fluxo de carros "livre" retira os ônibus da via e bota no céu! A solução "minhocão" que já foi adotada sem sucesso em São Paulo, mostra que isto só adia a tomada da grande decisão necessária e que vai ser preciso ser tomada: obrigar as pessoas a deixarem seus carros em casa! Mas qual político quer esta "queimação de imagem" na sua ficha? Como sempre, falta "peito" político e coragem para tomar decisões que não agradem a todos mas que sirvam a grande maioria. Pelo contrário. É muito mais fácil e lucrativo, gastar dinheiro com obras que só favorecem a uma minoria que tem carro, disfarçada por "favorecimento ao transporte público". Fica bem na ficha para quem manda na cidade e não resolve nada!

O projeto pode ser visto neste slideshare do JC Online.

O segundo erro é que, de novo, novamente, continuamente, os pedalistas foram relegados a um plano fictício. Numa das áreas de maior circulação de bicicletas por quem trabalha, a nova via não terá uma ciclovia, mas irá coloca-la nos binários, fazendo o caminho mais longo e interrompido como a prevista para o Corredor Norte-Sul. Pior, isto é só uma linha na apresentação - alta probabilidade de ser "esquecida" - e não existe um plano detalhado nem um jogo de detalhadas maquetes eletrônicas mostrando como isto vai ser feito. E quem tiver um pingo de percepção vai notar que os binários onde estarão as tais ciclovias, são rotas muito mais longas que o caminho pela Avenida Norte. Não vai fazer sucesso algum entre os pedalistas! Tinha mais esperança no projeto original de João Paulo com a ciclovia Centro-Agamenon pela Avenida Norte, parada por conta das desapropriações. Se bem que era outra que ia do nada a lugar algum, e largava o pedalista em uma área de tráfego pesado em Santo Amaro.

Quando é que os nossos gestores se darão conta de que Recife foi feita para a bicicleta e passarão a incluir-nos nos projetos de novas vias? Quantos mais de nós teremos de circular para a Prefeitura perceber que já tem milhares indo e voltando do trabalho de bike porque os ônibus são caros, e muito ineficientes sem uma política de redução do tráfego individual de carros!

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Inclusive amigo rogerio eu fiz a pergunta ao presidente do Grande recife dilson peixoto na sexta feira passada quando ele estava no cnb manhã. a minha pergunta foi: "neste grande projeto quantos km de ciclovias vai ter para nós ciclistas podermos trafegar tranquilos?" e ele respondeu justamente a questão desses binários.

    Um Absurdo!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010