14 de janeiro de 2010

FALA SÉRIO!



Amigos...

Em agosto passado, comentei a "esmola" que o MetroRec estava dando aos ciclistas, "permitindo" que eles levassem as bicicletas nos trens em horários determinados. Horários estes que deixam claro que os gestores dos transportes da Grande Recife, continuavam a tratar a bicicleta como um ítem de lazer, desprezando as milhares de pessoas que a utilizam como meio de transporte. A crítica pode ser lida aqui!

Pois bem, notícia do hoje no JC dá conta de que no Carnaval de 2010, nem nestes poucos horários a bicicleta vai poder ser transportada nos trens. Eu não tinha ilusões achando que alguém estava pensando na nossa situação, mas acreditava que era pelo menos um sinal tímido de melhoras neste sinal. Era um sinal tímido, mas era um sinal.

E ai de repente, percebo que, usando o resto da população como massa de manobra, fomos de novo cassados no nosso direito de ir e vir usando um meio de transporte público coletivo. Ainda bem que pelo menos o responsável pela matéria criticou a postura da MetroRec citando que nos países desenvolvidos é comum o transporte de bicicletas nos metrôs. Pelo menos isto! Ele só faltou dizer que em várias cidades, também existem ônibus com racks frontais para transporte das bikes, que já existem muitos cruzeiros de navio com bicicletas a bordo como forma de movimentação nos países visitados. E tudo de forma normal, como se a pessoa estivesse sem! A bicicleta tratada como deve, uma extensão facilitadora de nossa mobilidade.

Do jeito que ficou, a "nossa esmola" parece o que realmente é: uma medida sacana e sem nenhuma sensibilidade. Porque para quem pedala, anda e olha o que rola na cidade, tem ainda muito mais gente usando a bicicleta para ir para qualquer lugar do que em agosto. Os bicicletários dos shoppings estão lotados. Tenho visto muitas bicicletas em toda a cidade, amarradas, encostadas, rodando! Será que os gestores do Metrorec andam pela cidade com antolhos ou ficam apenas andando de trem e com a venda nos olhos?

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010