Em vários posts anteriores analiso e exponho o fraco relacionamento dos nossos políticos com o nosso anseio de uma infraestrutura ciclável em Recife. Não faço isto só por implicância com os políticos em geral (porque faria esta ruindade!?), mas porque é o que vemos no nosso dia a dia, com falta de ciclofaixas e ciclovias integradas, com projetos para novas também não integradas, com a falta de manutenção geral dos pouquíssimos 20 e poucos km já feitos, entre outros desserviços prestados.
A verdade clara é que existe pouco interesse na comunidade política em realizar estas obras de baixo custo e alto impacto na mobilidade da cidade. Parece até que eles são donos de revendas de automóveis, postos de gasolina e empreiteiras que asfaltam e constroem pontes e avenidas. Seria?
Mesmo assim, eu tenho de dar a mão a palmatória para quem faz ou tenta fazer alguma coisa, peitar a "máquina" oficial com foco no que os cidadãos realmente precisam no seu dia a dia. Eu nem ainda transferi meu título para Recife, indecidido está ainda meu futuro dependente dos concursos que faço. Mas devo fazê-lo em breve, porque deixei de acreditar que exista alguma forma de resolver o Brasil sem que estejamos participando do processo, sem voto ou sem atuação política. Só por dentro se resolve esta bagunça. Só trabalhando dia a dia a cabeça de quem manda, de quem pode alterar a LEI, única regra que o poder público É OBRIGADO a seguir, QUEIRA ou NÃO, GOSTE OU NÃO!
Então este post vem parabenizar o Vereador Alexandre Lacerda do PTC, ciclista como nós - se bem que não pedalista porque não creio que ele vá pedalando todos os dias para o trabalho, AINDA - pela atuação na Câmara de Vereadores quanto a construção de ciclovias já, pelo esforço para esclarecer seus colegas da Câmara. Tenho lá minhas restrições a ciclovias - prefiro ciclofaixas - mas é melhor que o nada que a PCR vem fazendo.
Em tempo, recomeçou a chover, e as ciclovias já construídas ainda esperam a tal manutenção que NÃO TINHA SIDO FEITA POR CAUSA DA CHUVA... OU seja, mais um ano sem manutenção...ESTAMOS DE OLHO, JOÃOZINHO!!!
COMENTEM!!!
Sabe qual é meu receio? Q a bicicleta vire bancada política!!! É o q parece estar acontecendo por aqui... todos falam no uso da bicicleta, em ciclovias, ciclofaixas... desafogar o trânsito...
ResponderExcluirSei não...
Infelizmente, só assim, virando bandeira política de vários vereadores, deputados e senadores, é que teremos legislações que obriguem os executivos municipal e estadual a agir. Entenda que no poder público, nada se faz sem lei que autorize. Todas as despesas são previstas em lei, e a execução é definida pelo executivo. Quanto mais leis, mais previsões de despesas voltadas a infraestrutura ciclável, maior a probabilidade de termos algo concretamente implantado. O movimento popular atuante serve para pressionar os políticos, mas sem que eles queiram, sem que eles tenham interesse ou sem quem eles percebam que é a "maré" que os eleitores [efetivamente, seus patrões] querem em grande maioria, nada sai! Portanto, atuar popularmente é uma frente. Atuar na cabeça dos políticos, outra. Ambas focam o mesmo resultado. Tirar carros das ruas, inserir a bicicleta como veículo na cidade, e garantir hora, vez e nosso lugar na mobilidade real de todas as cidades!
ResponderExcluir