8 de janeiro de 2010

COPENHAGEN É AQUI!...EM AFUÁ!

Amigos...

Interessante matéria do Jornal Hoje de ontem, 7/1/2010, sobre a cidade das bicicletas que fica no município de Afuá, na ilha do Marajó, no Pará. Pode ser lida aqui , inclusive com o vídeo da reportagem.

É interessante porque mostra que é possível ter uma cidade onde as pessoas só usam a bicicleta e no Brasil. Isto apesar da Sandra Annenberg dizer que acha legal ir para todo o lugar de bicicleta, mas ela não iria porque, mesmo morando perto do trabalho, acha o tráfego de São Paulo complicado e sem ciclovias para todas as direções. Mas tem tanta gente já fazendo isto!

O interessante seria, se ela experimentasse. A grande chave do uso da bicicleta para o dia-a-dia é a experiência. É através dela que percebemos a cidade e seus problemas como eles realmente são. Notamos que o trânsito é cheio de barbeiragens, estando você no carro ou em cima de uma bicicleta. E pelo número, mais entre os primeiros.

Aparentemente, estamos mais protegido no carro, carapaça de aço nos transformando em macrobesouros! Mas se ela garante segurança, para que freios ABS, air-bags, barras laterais? Porque as energias envolvidas são altas e a carapaça é muito mais efêmera do que se imagina.

Por outro lado, as bicicletas são frágeis, mas nos movemos com menores velocidades e temos mais tempo para reagir a imprevistos. Além do fato de que representando uma medida de acalmia dentro do tráfego - com os carros tentando nos evitar como se fossemos uma doença - conseguimos nos deslocar rapidamente e aproveitar os espaço livres, coisa impossível de fazer em um carro. Dados internacionais mostram que é muito mais seguro e sujeito a muito menos acidentes que se move usando a bicicleta.

Portanto, fica ai uma sugestão para quem alegar insegurança, medo, falta de ciclovia, riscos de acidentes, etc para evitar de pedalar. Experimente. Vá ao trabalho um mês de bike. E descubra como é gostoso, seguro, rápido e tranquilo, ir para todo lugar com a magrela.

O pessoal de AFUÁ já descobriu isto faz tempo!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010