Tenho analisado a forma como as pessoas avaliam e se posicionam quanto as dificuldades de se mexer na cidade. Cada pessoa reage ao estresse do trânsito de forma diferente, a me ver:
- Tem quem odeie movimentar-se em Recife de qq forma, achando problemas em todos os meios de transporte. Ônibus são quentes e demorados. Carros ficam entalados. Ciclistas são encurralados. Pedestres literalmente ignorados!
- Tem os indiferentes, que não se entregam ao estresse dos motoristas mal-educados, dos buracos nas vias públicas ou ao excesso de carros nas vias. O mundo é cor-de-rosa. É uma forma de ver o mundo das mais interessantes, do buraco onde a cabeça deles está enterrada.
- Tem aqueles que gostam. Acredite, tem quem goste! Mas são raros. Todos, na verdade, gostam de ir e vir sem restrições, desde que o possam fazer pelo menos na velocidade normal da via. E isto só se consegue em feriadões ou cedo nas manhãs de domingo!
Podemos passar tempo olhando o mundo sem atuar nele, eu que o diga! Mas podemos também atuar nele de alguma forma, buscando modifica-lo de forma a curar os males que detectamos. Atuar para reduzir o sofrimento de pessoas numa catástrofe como o Haiti, ou para melhorar a vida de todos os seus vizinhos. Atuar observando e discutindo, esclarecendo, divulgando o que dá certo, metendo o pau no que estiver errado, apontando soluções e apresentando propostas que melhore para o seu lado e para os seus - parentes, amigos e concidadãos. Atuar usando primeiro os pés, depois a bike, o ônibus e só em último caso, o carro para o transporte individual. Mas em caso extremo mesmo, tipo ataque cardiáco - se bem que indo a pé chega-se mais rápido!
Assim, depois de umas pequenas férias mentais, estou de volta para continuar a guerra à baixa qualidade da mobilidade em Recife, desafio a que me propus como parte da minha contribuição à sociedade, quem sabe ajudando a melhorar o tráfego na cidade e a criar novos pedalistas, o que tem mais o menos o mesmo resultado!
COMENTEM!!!
Independente disso tudo Rogerio eu ainda tenho um prazer inigualavel quando eu pedalo por aí a exemplo deste domingo , eu sozinho seguindo para aldeia, pedalei quase 70km , é perigoso mas compensa tendo em vista a natureza e a saude que uma boa pedalada lhe proporciona. leia mais no meu blog!
ResponderExcluirObrigado pela opinião Marcos. Infelizmente a maioria das pessoas que reclamam das bicicletas nunca realmente as experimentou como modalidade de transporte. Alguns já como lazer e isto fica na cabeça como experiências de prazer adolescente e infantil. Convence-las a vê-las como alternativa viável, prática, rápida, eficiente dentro da cidade, é o meu objetivo! Pedalemos!
ResponderExcluircom certeza! como diz nosso amigo louco isaac; "pedalar é legal , gostoso e faz bem a saúde Ok" kkkk.
ResponderExcluirto preparando uma pedalada bem legal rogerio, e é de longa distancia. Recife - Pitimbú (PB)
Recife - Pitimbú... estou nessa!!!
ResponderExcluirvamos articular, eu e meu irmão estamos planejando ir do Janga pra Fortal no meio do ano... e tava querendo mesmo ir em Pitimbu conhecer as subidas sem fim da PB 008!!!
Abração
Marcos e Almir...
ResponderExcluirAcho legal a idéia, mas estou pensando em começar com algo menor. Recife-Tracunhaem é uma das idéias. Quero ver se encontro interessados em fazer um esquema de PEDAL FOTOGRÁFICO, registrando os lugares daqui até lá e tb na cidade cheia de artesãos! Se interessar, avisem!
Agora os contatos: Almir, o blog do Marcos é o TRILHA NO FIO (ver CICLOTUPINIQUINS) e Marcos, o blog do ALMIR é o PÉ NO PEDAL 550, que eu estou inserindo agora na mesma seção de links daqui! Entendam-se!
MAIS desatualizado que meu BLOG só o papo do Bin LADEM :P um dia volto a atualizá-lo
ResponderExcluir