Amigos...
Estava fazendo a "ronda" pelos blogs que assino e encontrei uma boa reflexão sobre a ocupação do espaço público, trabalho e mobilidade, no blog MENOS UM CARRO, do Antônio Cruz, de Portugal. O original está aqui: EU SUBSIDIO O TEU ESTACIONAMENTO.
Vamos resumir a idéia: quem usa o carro para ir ao trabalho e estaciona por conta da empresa, está recebendo um bônus extra para isso além do salário que não é pago a quem se espremer no ônibus ou for pedalando. Se for obrigado a ir de carro e pagar o estacionamento, isso é um prejuízo em relação a quem opta por outras formas de mobilidade.
E, acrescento, se estacionar na rua, as custas de algo como nossa Zona Azul, está tirando o espaço público para uso particular e pagando besteira.
De qualquer forma, é o espaço público loteado pelo poder público para uso de particulares ou o espaço privado sendo usado como bônus de uns, descontos de outros, para moderar as relações de trabalho. E cito tudo isso porque esse espaço público é de todos e não só de alguns. Ele é meu também, para ser usado enquanto eu ando, ou pedalo, ou até passo de carro.
Essas observações se tornam fatos mais complexos quando uma cidade investe no uso do carro, sem dar opções reais de utilização de outras formas de mobilidade. A inércia do poder público em forçar a migração para o transporte público e a bicicleta com o uso de penalizações para o carro como transporte individual só tende a piorar a situação atual de quase imobilidade. Recife poderia adotar a idéia de exigir das empresas que concedem estacionamento pagar um extra para quem deixa o carro em casa e vai de bike (de ônibus já tem o vale-transporte!), por exemplo, remunerando quem está mantendo o ar limpo e o espaço público desocupado para todos.
Sei bem o que dirão, que seria outro custo, etc. Também acho. E acho que isso também espantaria novos empreendimentos como estacionamentos, edifícios-garagem, etc. Mas afinal, o que é mesmo que a prefeitura quer? Mais carros?
Claro que algumas medidas inconvenientes vão ser necessárias em algum momento, vamos a algumas com eficiência comprovada:
- Deixar claro de INÍCIO e para TODOS que as ruas são públicas e que não serão usadas preferencialmente por alguns (donos de carros) em detrimento de outros (pedestres, ciclistas, transporte público).
- Oferecer um transporte público com conforto, qualidade e pontualidade.
- Retirar o máximo do espaço público usado para estacionamento e fiscalizar ativamente a medida.
- Por um pedágio urbano, cercando algumas áreas críticas como o Centro do Recife, inibindo o uso do carro para ir ao Centro por qq besteira.
- Abrir espaço real para a bicicleta como prioridade, com ciclofaixas e ciclovias.
- Legislar para obrigar as empresas a oferecer bicicletários e chuveiros aos seus funcionários, estimulando o uso da bike.
- Adotar uma postura de tolerância zero com quem estacionar em local proibido, multando pesadamente.
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