6 de abril de 2013

FAZENDO SEU PEDAL...

Mapa Colaborativo do SISTEMA CICLOVIÁRIO DO RECIFE...
Rotas, bicicletarias, oficinas, grupos, etc.
 
Amigos...

Tenho visto o enorme crescimento do uso da ciclofaixa móvel aos domingos.  Em apenas 3 edições, a ciclofaixa já apresentou alguns estrangulamentos e até pequenos cicloengarrafamentos.  Novidade, já sabe, lota no Recife!

Se você quer continuar pedalando depois dessa experiência maravilhosa, uma boa idéia é usar a ciclofaixa em parte e fazer programas transversais complementares.  Esse post então vem te dar algumas idéias legais!
  1. Vc que mora no centro, ao invés de Boa Viagem, pode aproveitar e conhecer a Zona Norte.  Siga pela Ciclofaixa até o Parnamirim e de lá entre na Ciclofaixa da Arraial-Encanamento.  Por ela você pode chegar em parte do caminho de ir até Dois Irmãos.  É um passeio legal ir ao Zoo de bicicleta. Na porta tem um bicicletário meio vagabundo, mas dá para você amarrar sua bike (retirando tudo que possa ser furtado, claro!) e curtir uma visita a uma das melhores áreas verdes da cidade.
  2. Sair de Boa Viagem e ir para o Centro é uma grande idéia. Mas se você morar no Pina ou Cabanga, uma dica é ir ao contrário, rumo ao Dona Lindu usando a ciclofaixa de Boa Viagem.  Se for mais ousado, dá para seguir pela Antônio Falcão, rodar pela Imbiribeira que aos domingos não tem um tráfego tão intenso, e dalí, pela Avenida Sul alcançar o Forte de Cinco Pontas, onde a ciclofaixa te serve de caminho na volta para casa!
  3. Quem mora na Zona Norte pode pegar a ciclofaixa móvel até o cruzamento com a João de Barros, mas nela, dobrar a direita e novamente a direita na Monte Castelo, para pegar a Fernandes Vieira, Oliveira Lima e Riachuelo, reencontrando a ciclofaixa móvel na Princesa Isabel, até o Marco Zero. De lá, ao invés de voltar pela ciclofaixa móvel, você pode seguir até o Forte do Brum, Ponte Limoeiro e a ciclofaixa da Avenida Norte.  Leve a câmera e aproveite para fazer algumas fotos lindas do Recife, e registre também as invasões na ciclovia da Avenida Norte (os jornais estão adorando receber cartas dos leitores mostrando o descaso da prefeitura com as ciclovias!)...

Eu já fiz esses roteiros, antes mesmo de existir a ciclofaixa móvel.  Aos domingos, especialmente pela manhã, existem poucos automóveis nas ruas, são passeios bem tranquilos. Aproveite. Com um pouco de paciência e alguns amigos, dá pra fazer muitos roteiros no entorno da ciclofaixa móvel.  Esses três são apenas o começo da idéia.  Se você fizer algum outro e quiser me enviar seu relato, dê seu pitaco!

Para ajuda-los, vocês podem contar com o MAPA COLABORATIVO DO SISTEMA CICLOVIÁRIO DO RECIFE, preparado pela boa vontade e conhecimento de vários ciclistas e cicloativistas da cidade. 

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Saudações, olhando o mapa, muitas coisas estão aparecendo no mar.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010