2 de setembro de 2009

QUE TAL PAGAR MAIS IMPOSTO???

Amigos...

Não, não é verdade! A "cambada" ainda não inventou mais um imposto para tirar seu suadíssimo dinheirinho! AINDA...

Primeiro, o meio ambiente, o tal do aquecimento global, a poluição mesmo e todas as diversas "disciplinas" que pregam um planeta melhor tem seu lado problema: quem paga tudo o que é necessário para consertar séculos de desmandos? E olha que a conta é grande! Depois, tem o aumento populacional, o aumento da pobreza, os problemas da saúde e a própria educação! Tudo parece ser um grande buraco sem fundo "comedor" dos nossos impostos! Alguém paga por tudo isto. A fonte disto tudo são os chamados impostos que direta ou indiretamente nós pagamos. Resumindo: TODOS PAGAMOS!

Portanto, não é uma coisa descabida pensar que mais dia, menos dia, algum político terá a idéia brilhante de cobrar o USO DAS RUAS! Peraí, diriam vocês, mas eu já pago o IPVA, e a rua é pública, como poderiam cobrar pelo uso dela? Vão botar uma "catraca" ou "borboleta" no começo da Caxangá ou da Domingos Ferreira, e quem passar por lá tem de pagar antes? QUASE...

Vamos por partes. O IPVA é um imposto que você paga porque TEM um automóvel, é resultado do seu PATRIMÔNIO incluir um carro. Não é para usar as ruas ou avenidas pagas e mantidas com o dinheiro de todos, inclusive daqueles que nunca tiveram nem o sonho de ter um carro. Depois, os impostos NÃO TEM DESTINAÇÃO FIXA, vão todos para uma conta única do Tesouro Nacional. Ele não é destinado a manter as ruas ou para garantir que você possa ir e vir nelas! Ou também é, se você imaginar que o dinheiro que é gasto nisto vem de algum lugar. Mas ele não é ESPECIALMENTE destinado a isto! Não pode ser. Está na Constituição e isto não dá para mudar!

Segundo, as ruas são públicas e foram inicialmente traçadas para NÓS, PEDESTRES! Sim, acredite, nos tempos de Maurício de Nassau e sua cidade Maurícia, o povo em geral ANDAVA A PÉ, ou era carregado pelos escravos em liteiras ou ainda de carruagens e charretes, se fosse mais rico. De qualquer forma, a rua e todos os demais caminhos, eram feitos para as pessoas. Quando resolveram "adapta-las" para que carros pudessem passar, NUNCA pensaram que teriam seu espaço todo tomado por estes monstros de 4 rodas!

Finalmente, Londres já resolveu a questão da "CATRACA"/"BORBOLETA", a chamada catraca eletrônica! Um chip colocado nos carros que ao passar por uma dada região gera um custo de pedágio para o dono do carro, que é enviado no final do mês para pagamento. Você usa, você paga. E só paga pelo que realmente usa. Não é a toa que Londres passa por um "boom" da bicicleta e do transporte público! Estacionamento por lá é caríssimo e ainda pagar para usar o carro no centro da cidade? Muito mais em conta usar a bicicleta! E olhe que lá faz frio, neva e chove muito!

Na verdade, acredito que uma taxa será criada em breve. Todos pensaríamos que seria um novo imposto, mas como vai ser divisível, e pago pelo que você utilizar, o que será criado mesmo será uma TAXA. A boa notícia é que sendo taxa ela é obrigatoriamente destinada a reembolsar algum serviço prestado pelo governo e que você só paga pelo que usa. Esperamos que seja usada em conservação das ruas, em políticas de limpeza do meio ambiente, no desenvolvimento de políticas sustentáveis em lixo, combustiveis, transportes públicos e quem sabe, sobre ainda uma "laminha" para construir ciclovias, dotar a cidade de bicicletários e treinar a guarda municipal no trato com os ciclistas! Sim, porque ciclista não vai pagar mais esta taxa! Nós não poluímos, nós não destruímos as ruas, nós somos totalmente sustentáveis. Nossa movimentação é ativa e nossa saúde ignora o SUS.

Enfim, você pode não gostar da idéia, mas parafraseando nossa ex-ministra: relaxe e pedale!

COMENTEM!!!

5 comentários:

  1. Hum.. a gente bem que poderia tentar alguma coisa com os políticos.
    Veja bem, como você falou, nós ignoramos o SUS. Se você pensar direitinho, o Estado deve gastar muito com o SUS. Logo, tive o seguinte raciocínio:

    - Mais investimento com ciclista gera menos investimento com SUS (a longo prazo).

    Está provado que o sedentarismo é responsável por aumentar as chances de ter doenças em mais de 100%!!! Segundo a OMS é responsável por mais de 2 milhões de mortes no mundo/ano.

    Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.

    Repito: a gente bem que poderia tentar alguma coisa com os políticos.

    ResponderExcluir
  2. Leo. Estudos sobre o impacto do uso da bicicleta sobre a saúde dos usuários existem. Mas não sei se existe é aqui no Brasil. Aliás, creio que este é um dos principais impecilhos para o crescimento do uso da bicicleta como meio de transporte: o governo, os político, a sociedade sabe muito pouco sobre o que rola no "BIKEVERSO" brasileiro. Nem dados sobre saúde dos ciclistas diários, nem dados sobre acidentes (dados corretos, exatos!). A brecha é enorme! Afinal como relacionar estes fatores de morte e doenças com o uso ou não da bicicleta? Difícil né não?

    ResponderExcluir
  3. É, é complicado mesmo.

    Algumas coisas que aprendi começando a pedalar:
    1- O meio fio é o seu melhor amigo (o da faixa da esquerda).
    2- Pneu bem calibrado faz uma diferença danada!
    3- Qualquer peso a mais na mochila (também faz uma diferença danada! Tenho que descobrir meios de pedalar com menos peso possível.

    ResponderExcluir
  4. Correção!!!!
    1- O meio fio é o seu melhor amigo (o da faixa da DIREITA - a de menor velocidade) nunca se afaste dele!

    Quanto ao pneu, a bicicleta desenvolve muito melhor e fica mais "leve"!

    ResponderExcluir
  5. Léo, sugiro primeiro que vc leia os posts já publicados aqui que aparecerem no seguinte link. Tratam de relacionamento e dos SEUS DIREITOS como ciclista que está dirigindo um VEÍCULO, reconhecido como tal em diversos artigos do Código de Trânsito Brasileiro. E em seguida, quando estiver pedalando, repita o meu mantra preferido = "SOU VEÍCULO, TENHO O DIREITO DE TRANSITAR AQUI, ME RESPEITE!", ponha um sorriso tipo retardado e desligado daquele stress todo, e vá passando e matando os "enlatados" de inveja. Quanto as "cargas", eu ando estudando ALFORGES para a minha bike. Se tiver uma boa idéia, te comunico!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010