1 de setembro de 2009

MÊS DA BICICLETA EM CURITIBA

Amigos...

Quem for a Curitiba agora em setembro precisa estar preparado para pedalar.Neste mês, Curitiba terá a bicicleta como grande atração do trânsito. O Arte Bicicleta Mobilidade reunirá eventos culturais e políticos para incentivar e cobrar do poder público o uso de meios de transporte mais limpos na capital paranaense. Será o mês do Desafio Intermodal, uma competição para ver qual a forma de mobilidade mais rápida e menos poluente, onde serão colocados lado a lado para competir a bicicleta, o carro, o ônibus, a motocicleta, pedestres, um corredor e duas pessoas com problemas de acessibilidade. Esta é a terceira edição do evento. Nas duas anteriores, a bicicleta foi a grande vencedora. Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vão analisar a emissão de poluentes, tempo e gastos de cada forma de transporte, assim como índice de satisfação e estresse dos usuários.

E também será o mês em que além do desafio, também acontece o Dia Mundial Sem Carro, quando será realizada a "Marcha das Mil Bikes".

Cálculos do projeto Ciclovida, programa de extensão da UFPR, mostram que uma pessoa que mora a 10 quilômetros do trabalho e faz o trajeto sobre duas rodas queima 21 mil calorias por mês e pode perder até três quilos. Além disso, deixa de emitir 96 quilos de poluentes e economiza cerca de R$ 150 mensalmente. Hoje apenas 2% dos curitibanos usam a bicicleta como alternativa de transporte. O Plano Diretor Cicloviário da capital está em fase final. Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), o estudo tem como meta aumentar em 87% as vias destinadas às bicicletas. Serão construídas novas ciclovias e criadas ciclofaixas. Também estão previstas a construção de bicicletários em terminais de ônibus para que os ciclistas possam usar as duas formas de transportes integradas. A intenção é que as mudanças comecem a ser implantadas no ano que vem.

Cinco motivos para andar de bicicleta:
1 - É uma meio de transporte totalmente limpo, sem emissão de poluentes.
2 - Ao mesmo tempo que você se locomove, faz exercícios físicos e contribui para sua saúde e bem-estar.
3 - O motorista que deixa o carro em casa contribui para melhorar o trânsito. Cada bicicleta é um carro a menos nas ruas.
4 - Com a bicicleta, o ciclista tem mais contato com a dinâmica da cidade e conhece melhor o espaço urbano.
5 - Além de não poluir, a bicicleta também é silenciosa e diminui o barulho nas grandes cidades.

Mais informações no site do BICICLETADACURITIBA.

Extraído de O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010