14 de setembro de 2009

PRAIA...ERA UM TESTE...


Amigos...

Já tem algum tempo que falei sobre o Metrô e sua novidade de permitir bicicletas nos sábados, domingos e feriados nacionais. Eu e Nena havíamos feito uma experiência metroturistica, quando observei a falta de integração com as bicicletas. Agilizei um email para a Ouvidoria da Grande Recife Consórcio de Transportes - GRCT, cobrando esta integração através da permissão para o tráfego de ciclistas nos metrôs e bicicletários nas estações. Sugeri que, pelo menos, nos finais de semana, como alternativa de lazer. E foi só nestes horários mesmo o que conseguimos, de novo favorecendo a bicicleta apenas como instrumento de lazer e não como veículo sério.

Pelo menos foi o que pensei! Foi a idéia que "venderam" na mídia, aos 7 ventos!

Ontem, resolvemos ir a praia! A praia é o mais democrático destino para o lazer. Acolhe a todos. Nada mais correto que ir de METRÔ integrado a BICICLETA para a praia. Saímos de casa pedalando até a Estação Recife, por trás da velha estação de trem ali perto da Casa da Cultura. A idéia era pegar o trem, com as bikes, descer por perto de Piedade e ir pedalando até a praia, fazendo o caminho contrário na volta! Ai a SURPRESA: A linha SUL não funciona no DOMINGO?!?! Ou seja, a praia é democrática, o acesso a ela não é não!

Imaginem quem mora em Camaragibe, Região metropolitana do Recife, servida pela linha OESTE do Metrô, que funciona dia de Domingo, querendo ir para a Praia!? Seria o caso de ir até a Estação Joana Bezerra, um trajeto de se muito uns 20 minutos, e depois outro trem na linha SUL até uma estação mais perto de Boa Viagem, onde integrasse com um ônibus para a praia. O mesmo caminho na volta. É longe, é demorado. Mas imagine isto SEM a linha SUL! Ainda mais quente, ainda mais apertado, ainda mais sofrido! Ir na praia? Nem pensar!

Bem, a frustração ficou ali na porta da estação. Não tínhamos trem para irmos a praia. Não desistimos, é claro. Fomos pedalando mesmo, ficamos na nossa praia lá perto de Setúbal. E voltamos pedalando mesmo. E olhe que nós temos carro. Nós podíamos ter ido a praia de carro. Nós só estávamos querendo experimentar uma nova forma de integração modal, APREGOADA em todas as mídias. Pena que é de mentirinha! É um "cala-boca". Só serve para trazer gente do subúrbio para o Centro. Uma minoria de usuários que faria isto com a bicicleta.

Porque as medidas sérias para favorecer o uso da bicicleta como meio de transporte nunca são efetivamente tomadas em Recife? A quem NÃO interessa isto? A quem isto IRIA prejudicar?

COMENTEM?!?!

2 comentários:

  1. Interessar alguém? Acho que por enquanto não... não até isso se mostrar como grande peso em votos e benefícios particulares de alguns políticos.
    Prejudicar alguém ou algo? Como discutido antes, indústria automobilística, de combustíveis; talvez essas sejam as prejudicadas.

    Nunca acreditei nessa "medida" do governo. Sabia que não iria funcionar. Um dia talvez. Mas quando o assunto é política, não deposito muita esperança.

    Rogério, como ficou o contato do Plaza Casa Forte? Eles iriam te contactar por telefone né isso?

    ResponderExcluir
  2. Não deu em nada, o que era de se esperar... O plaza não entrou nem vai entrar em contato. Foi apenas outro cala-boca! Mas ele não perde por esperar. Dia 3/10 tá chegando... eu vou ter de ir lá fazer uns pagamentos... ai vamos ver! Quem sabe rebaixo ele mais uma estrela!?

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010