17 de fevereiro de 2010

UMA BIKE PARA JOÃO...

Amigos...

Tenho criticado a posição dos gestores da mobilidade em Recife, sempre focados em facilitar a vida dos que tem carro, mesmo que cheio de "boas intenções" no transporte público. Digo boas intenções porque de nada adianta vc criar novas avenidas, viadutos, corredores para "facilitar o escoamento" se não são tomadas iniciativas reais para que o transporte público tenha prioridade sobre todo e qualquer forma de transporte individual por automóveis.

O corredor Leste-Oeste é um exemplo. De que adianta vc mudar a cara da Avenida Conde da Boa Vista, Derby, Benfica e Caxangá, deixando a Av.Governador Carlos de Lima Cavalcante, a conexão entre a Conde da Boa Vista e o Derby sem um isolamento para os ônibus. Como garantir uma fluência dentro do corredor com um gargalo destes, uma rua estreita disputada a tapas pelos carros, motos, ônibus. É literalmente uma corda no pescoço deste corredor?!

Bom, mas este comentário inicial do post foi apenas mais um ponto e não o foco deste post.

O assunto é o papel do prefeito no que tange a melhorar a nossa vida como ciclistas. Alguém deveria convidar o senhor prefeito para dar uma pedalada na cidade como fez e faz o prefeito de Seattle, Mike McGinn. Observe que Seattle é uma cidade grande, no estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos. É uma cidade com invernos rigorosíssimos, muito frios, com neve, nevascas e outras coisitas mais. Mas o prefeito vai de bike para o trabalho, e todo o dia. Ele é um comutador que dá o exemplo a seus concidadãos de que para se conseguir uma cidade mais humana e mais tranquila, pedalar é uma necessidade mais que uma opção. Duvidam? Olha o vídeo que a StreetFilms fez com ele indo para o trabalho em um dia bem frio. Ele se elegeu em cima da plataforma de mais bicicletas na cidade. Via TREEHUGGER.



Quem se habilita a convencer nosso João e dar uma bike para ele experimentar pedalar em Recife???

COMENTEM!!!

Um comentário:

  1. Nobre Rogério! Sou o responsavel pelo blog bike pesquisa de São Paulo que tem por finalidade desde a sua criação, mostrar um novo olhar na cultura do ciclismo brasileiro!Mostrar tbm as aculturações desse segmento. Gostaria de saber se vc aceita o convite de trocar postagens entre os blogs e aceita cuidar de um espaço dentro de nosso blog, sendo nosso correspondente da região nordeste em especifico Recife em foco para todo brasil e outros paises!
    Entre em contato comigo pelo msn ou email!
    Os endereços são os mesmos! cardoso_gilmar@hotmail.com
    Fico no aguardo e boa tarde!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010