27 de dezembro de 2010

ABAIXO A CARROCRACIA! DEMOCRACIA JÁ!

1 CARRO = 42 BICICLETAS
1 CARRO = 5 PESSOAS... 42 BICICLETAS!!?!?


Amigos...

Tem como retirar os carros das ruas? Claro. Cobre dos donos por usá-los. Cobre pelo espaço ocupado nos estacionamentos. Acabe com os estacionamentos a "preço de banana', aka ZONA AZUL.  Deixe claro a todos que a cidade tem um espaço limitado, e ele deve ser acessível a todos, quem tem carro, quem usa ônibus, quem pedala, e quem anda. Não existe nenhum motivo para que grande parte do espaço público em nossas cidades seja destinado a passagem e estacionamento de carros. Ou existe? O Brasil conquistou a democracia, por mais viés ditatorial que alguns governantes exibam. Mas no que diz respeito a ocupação do espaço público, continuamos uma ditadura.  Nossos políticos, todos "anjinhos da esquerda", pensando (ou dizendo que pensa) no social, deixam de lado idosos, deficientes, pedestres, ciclistas na hora de distribuir o espaço público. Mesmo quem anda de transporte público sofre com as ruas entupidas, com a falta de prioridade, com a má-gestão, e com o desperdício de recursos. Sem uma real democracia, o sofrimento persiste em nome do abuso escancarado e flagrante dos usuários de carros como transporte individual.

Falam em rodízio, sistema que não funcionou em canto nenhum. Deixam de lado os BRTs, as ciclovias e ciclofaixas integradas, tudo que funcionou e bem em Bogotá, Amsterdam, Copenhagen, e em várias outras grandes cidades do mundo. Mas infraestrutura para carros dá muito mais "por fora" que ciclovias e BRTs.

A Holanda passará a cobrar por QUILÔMETRO RODADO de quem insistir de usar o carro. Hoje cerca de 50% da população usa a bicicleta. Mas este número só tenderá a aumentar com esta nova cobrança. E eles já tentaram o rodízio, sem sucesso. Daí por que apelam agora para a "dor no bolso" dos carrocratas. Direito de ter o carro, qualquer um tem. Direito de usar, aí já são outros 500. A rua não é só para eles, é de todos, e quem polui e ocupa mais o espaço, tem de pagar mais por isso. Do jeito que está, quem tem carro lucra com o prejuízo de todos!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010