O site ECOVELO.INFO publicou um programa de manutenção de bicicleta para ninguém achar defeito. Resta saber se o orçamento de cada um comporta tanto mimo! Leiam aí a tradução...
"A LIGA DOS CICLISTAS AMERICANOS publicou o seguinte programa de manutenção em sua revista, BICYCLE USA:
Antes de cada passeio:
- Verifique a pressão do ar do pneu.
- Verifique os freios e os cabos.
- Tenha certeza que seu pedivela está apertado.
- Certifique-se de que os cubos com troca rápida estão apertadas, mas não muito!
Depois de cada passeio:
- Inspecione os pneus para ver se existem cacos de vidro, de cascalho, e se aconteceram cortes na banda de rodagem e nos flancos.
- Verifique se rodas e raios estão ok.
- Limpe as partes mecânicas da bike, se necessário.
Uma vez por semana ou a cada 300 km:
- Lubrificar a corrente (com lubrificante seco; ou a cada duas semanas ou 600 km com lubrificante líquido para correntes).
Uma vez por mês:
- Limpe completamente a bike, incluindo o sistema de transmissão, se necessário.
- Inspecione a corrente e a roda livre. Meça o desgaste da corrente, para verificar elos apertados e troque a corrente, se necessário.
- Inspecione e lubrifique alavancas de freio, passadores e todos os cabos.
- Inspecione pedais e lubrifique os cleats se você usa sapatilhas.
- Inspecionar e verificar se há folga no:
- caixa de direção
- parafuso do guidon
- canote e selim, incluindo troca rápida
- parafusos dos pedivelas
- parafusos das coroas
- parafusos dos passadores do câmbio
- parafusos dos suporte das caramanholas
- parafusos de montagem
- freio e cabos do desviadores
- parafusos de montagem alavancas de freios e câmbios
- parafusos de fixação dos freios e centragem
- Inspecione os pneus para o desgaste, girar ou substituir se necessário.
De três em três meses:
- Encere a bike. Uma bicicleta limpa e brilhante sempre parece ir mais rápido e mais longe.
- Inspecione quadro e garfo para rachaduras na pintura ou protuberâncias que podem indicar danos no quadro ou em parte dele, com uma atenção especial a todas as juntas.
- Inspecione visualmente os componentes que podem dobrar: trilhos dos assentos, eixos, haste, guidão, coroa, pedivela, pinças de freio e alavanca de freio.
A cada seis meses:
- Inspecionar e reajustar rolamentos na caixa de direção, cubos, pedais e suporte inferior (se isso for possível, porque alguns rolamentos selados não podem ser ajustados, apenas substituídos)
Anualmente:
- Desmonte tudo e faça uma revisão; substitua todos os rolamentos (se possível), e remover e, se necessário, substituir todos os cabos de freio e câmbio. Isto deve ser realizado a cada 10.000 km se você andar mais do que isso por ano. Ciclistas que andam muitas vezes na chuva ou ciclistas de montanha e trilheiros que sujam mais a bicicleta devem verifica-las mais vezes."
Não que isso tudo seja realmente necessário se você não rodar muito todos os meses. Mas lembre-se que muitos plásticos e borrachas são usados em uma bicicleta e eles ressecam, você usando ou não. Óleos e graxas também, então você deve ficar atento para que os sistemas mecânicos dela não rodem ressecados, o que pode trazer mais problemas.
Cuide bem de quem te leva para onde você quer ir!
COMENTEM!!!
belas dicas.
ResponderExcluirAgora "Uma bicicleta limpa e brilhante sempre parece ir mais rápido e mais longe" é exagero hein?
Se fosse assim deixaria a minha brilhante todo o tempo auhsduasdhausdhasduahsdaushd
nem precisaria pedalar ahusduashdausdhasuhasu
aquele
Acho que PARECE estabelece uma relação psicológica para o efeito que a limpeza e os ajustes têm sobre o desempenho da bike. Ela vai na verdade dentro dos seus limites (vc é o motor né mesmo!), mas PARECE ficar mais, ser mais, desempenhar mais, do que está na realidade. Talvez, justamente por parece A BICICLETA, tamposa toda, vc ganhe mais gás (para fazer jus) e pedale com mais empenho. Talvez...
ResponderExcluiragora sim eu entendi...
ResponderExcluirmesmo assim ficou estranho a frase rs
Ficou legal o lay-out do blog, parabens.
Aquele