16 de dezembro de 2010

MANTENDO A BIKE NOS TRINQUES...

Amigos...

O site ECOVELO.INFO publicou um programa de manutenção de bicicleta para ninguém achar defeito. Resta saber se o orçamento de cada um comporta tanto mimo! Leiam aí a tradução...

"A LIGA DOS CICLISTAS AMERICANOS publicou o seguinte programa de manutenção em sua revista, BICYCLE USA:

Antes de cada passeio:
  • Verifique a pressão do ar do pneu.
  • Verifique os freios e os cabos.
  • Tenha certeza que seu pedivela está apertado.
  • Certifique-se de que os cubos com troca rápida estão apertadas, mas não muito!

Depois de cada passeio:
  • Inspecione os pneus para ver se existem cacos de vidro, de cascalho, e se aconteceram cortes na banda de rodagem e nos flancos.
  • Verifique se rodas e raios estão ok.
  • Limpe as partes mecânicas da bike, se necessário.
Uma vez por semana ou a cada 300 km:
  • Lubrificar a corrente (com lubrificante seco; ou a cada duas semanas ou 600 km com lubrificante líquido para correntes).
Uma vez por mês:
  • Limpe completamente a bike, incluindo o sistema de transmissão, se necessário.
  • Inspecione a corrente e a roda livre. Meça o desgaste da corrente, para verificar elos apertados e troque a corrente, se necessário.
  • Inspecione e lubrifique alavancas de freio, passadores e todos os cabos.
  • Inspecione pedais e lubrifique os cleats se você usa sapatilhas.
  • Inspecionar e verificar se há folga no:
    • caixa de direção
    • parafuso do guidon
    • canote e selim, incluindo troca rápida
    • parafusos dos pedivelas
    • parafusos das coroas
    • parafusos dos passadores do câmbio
    • parafusos dos suporte das caramanholas
    • parafusos de montagem
    • freio e cabos do desviadores
    • parafusos de montagem alavancas de freios e câmbios
    • parafusos de fixação dos freios e centragem
  • Inspecione os pneus para o desgaste, girar ou substituir se necessário.
De três em três meses:
  • Encere a bike. Uma bicicleta limpa e brilhante sempre parece ir mais rápido e mais longe.
  • Inspecione quadro e garfo para rachaduras na pintura ou protuberâncias que podem indicar danos no quadro ou em parte dele, com uma atenção especial a todas as juntas.
  • Inspecione visualmente os componentes que podem dobrar: trilhos dos assentos, eixos, haste, guidão, coroa, pedivela, pinças de freio e alavanca de freio.
A cada seis meses:
  • Inspecionar e reajustar rolamentos na caixa de direção, cubos, pedais e suporte inferior (se isso for possível, porque alguns rolamentos selados não podem ser ajustados, apenas substituídos)
Anualmente:
  • Desmonte tudo e faça uma revisão; substitua todos os rolamentos (se possível), e remover e, se necessário, substituir todos os cabos de freio e câmbio. Isto deve ser realizado a cada 10.000 km se você andar mais do que isso por ano. Ciclistas que andam muitas vezes na chuva ou ciclistas de montanha e trilheiros que sujam mais a bicicleta devem verifica-las mais vezes."

Não que isso tudo seja realmente necessário se você não rodar muito todos os meses. Mas lembre-se que muitos plásticos e borrachas são usados em uma bicicleta e eles ressecam, você usando ou não. Óleos e graxas também, então você deve ficar atento para que os sistemas mecânicos dela não rodem ressecados, o que pode trazer mais problemas.

Cuide bem de quem te leva para onde você quer ir!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. belas dicas.
    Agora "Uma bicicleta limpa e brilhante sempre parece ir mais rápido e mais longe" é exagero hein?
    Se fosse assim deixaria a minha brilhante todo o tempo auhsduasdhausdhasduahsdaushd
    nem precisaria pedalar ahusduashdausdhasuhasu
    aquele

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  2. Acho que PARECE estabelece uma relação psicológica para o efeito que a limpeza e os ajustes têm sobre o desempenho da bike. Ela vai na verdade dentro dos seus limites (vc é o motor né mesmo!), mas PARECE ficar mais, ser mais, desempenhar mais, do que está na realidade. Talvez, justamente por parece A BICICLETA, tamposa toda, vc ganhe mais gás (para fazer jus) e pedale com mais empenho. Talvez...

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  3. agora sim eu entendi...
    mesmo assim ficou estranho a frase rs
    Ficou legal o lay-out do blog, parabens.
    Aquele

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OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



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No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010