2 de março de 2011

MUITA LUTA AINDA, ATÉ EM PARIS!



Amigos...

O vídeo acima (Via BICICLETA EM LEITURAS, ótimo blog do Djanilson de Mossoró) mostra a realidade dos ciclistas no dia a dia de Paris. Já tem um tempo que elogio as iniciativas da Administração de Paris quanto ao uso das bicicletas. Mas tenho que me retratar que se os gestores até tentam, o povinho de Paris é tão ruim como motoristas que doi ver! Durante um ano, um ciclista filmou o dia a dia pedalando na cidade, que é muito violenta. Mesmo em locais onde a bicicleta é compartilhada, avisada, com ciclofaixa pintada, os carros jogam por cima. O vídeo tem algumas frases em francês, mas é cheio de esquemas bem didáticos. Vale a pena ver.
Um vídeo como este, reforça a minha idéia de que uma cidade mais humana não pode transigir com os carros, motos e ônibus. Eles precisam ser restritos a ficarem fora dos grandes centros, dando espaço para que a vida aconteça, sem impecilhos ou ameaças.
Nestes tempos carnavalescos, acho interessante que sempre existe energia, dinheiro e vontade política para abrir espaço para blocos e troças. Para a saída do Galo da Madrugada, a prefeitura se esmera, gasta o que tem e o que não tem, e gasta mal muitas vezes! Mas para manter a sinalização das ruas, pagar melhor aos professores, garantir saúde e educação de qualidade, nunca tem dinheiro.
São pelo menos 2 milênios, mas ainda continuamos com o velhissimo esquema PÃO e CIRCO. Ou melhor, BOLSA FAMÍLIA e CARNAVAL!

COMENTEM!!!

Um comentário:

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010