Já imaginaram essa beleza nas nossas ruas esburacadas??? KKKK Delírios da PCR! |
Pobre foi feito para sofrer. É a mentalidade de brasileiro. Qualquer coisa definida como "de pobre" pode escrever, se for ruim, vão dar um jeito de ficar pior. Em qualquer parte do mundo civilizado, o transporte público é usado por uma larga faixa de classes econômicas e oferece qualidade e conforto. Não se olha de banda, não se critica, pelo contrário. Uma pessoa que OPTA por usar o transporte público é uma pessoa esclarecida, antenada, ligada aos problemas do mundo e de sua cidade. Mas no Recife, ônibus é coisa de pobre! O usuário, optante ou não, é visto como exótico (se rico!), ou pobretão! Terceira alternativa na escala, depois daquele que anda para o trabalho e do que pedala para o trabalho, isso é tão arraigado em função da baixissima qualidade que o transporte coletivo da cidade oferece. O tratamento dispensado ao usuário é o que se pode considerar o mínimo do mínimo. Os ônibus são novos, diriam as empresas: sim, mas são novos para elas economizarem na manutenção, e não para oferecer real conforto ao passageiro. Querem ver? Vamos fazer uma listinha de coisas que os ônibus de Recife NÃO oferecem e que representam desconforto para um ou mais classes de passageiros. Ai segue:
- O problema começa para conseguir subir neles: a maioria é muito alta e isso afeta especialmente, idosos, pessoas com problemas de mobilidade e crianças. Temos paradas elevadas, mas poucas e com tantos ônibus, eles nem sempre param na parte alta, obrigando os passageiros a escalarem altos degraus.
- Depois vem a famigerada catraca, o terror dos gordos, cada vez mais frequentes na nossa sociedade. Feitas para modelos de passarela, exigem concentração e muita força para um gordo passar.
- As poltronas feitas para durar, lasque-se a coluna dos passageiros.
- Amortecedores NUNCA chegaram na indústria que faz os ônibus que circulam no Recife. Qualquer buraco se sente até na alma.
- Ventilação? É péssima. A grande maioria dos ônibus não tem exaustores e os que tem não os ligam. Em dias de chuva, com as janelas fechadas e ônibus cheio, cozinhamos em banho maria. E isso se não tiver uma janela quebrada e chovendo dentro. Em dias de calor, é mais quente dentro do ônibus com janelas abertas do que na rua. E depois falam porque optamos pela bicicleta, estamos muito mais ventilados!
- A respeito da circulação de ar, todos os ônibus são feitos para cidades de clima ameno. Mas Recife é uma cidade muito quente e o projeto de ventilação deveria ser bem diferente, muito mais ventilado no verão, e também no inverno, que aqui normalmente não é frio.
- E isso para nem falar em como os motoristas dirigem, literalmente transportando gado, jogando com o veículo para os lados, bruscamente, ou dando freiadas impensadas. Ele está agarrado ao volante, acha normal. A gente fica quase pendurado em cada esquina.
- Linhas demais, troncos de menos. Nem paradas, nem avenidas, nem o trânsito aguentam tanta desestruturação do sistema, meio integrado via SEI, meio desintegrado em outras linhas.
- Intervalo entre dois ônibus nunca é seguido. Culpam o trânsito, o que concordo, mas como deixar o carro em casa com uma qualidade dessa nos coletivos?
COMENTEM!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!