30 de junho de 2012

BIKE PARA TODO LADO...

Amigos...

Tem um tempo que venho ouvindo na TV, lendo nos jornais e na internet, o aumento da divulgação da bicicleta como alternativa de transporte individual.  Acabo de ver um GLOBO UNIVERSIDADE que mostrou o caso de São Paulo. É um caso pífio se pensarmos no tamanho da cidade e na meta de construir cento e poucos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em 2012. Pífio mesmo.  Uma cidade onde o cidadão gasta em média 2 horas APENAS PARA IR ao trabalho todos os dias, não é nada sustentável nem mesmo cidadã.  É um inferno para se morar, visitar, e até passar por perto é problema!

Mas o discurso acima é só para deixar claro que o Recife está indo no mesmo caminho, apostando em obras faraônicas e sem sentido, como túneis, viadutos e pontes, para deixar fluir o tráfego de CARROS.  Foi isso que São Paulo, a cidade que não pode parar fez  nas décadas passadas e agora vai ter de refazer, porque a cidade não foi gerida em função dos cidadãos. Foi gerida demagogicamente em função do bolso dos gestores, que com campanhas cada vez mais caras estão cada vez mais interessados em promover interesses pessoais em detrimento da vida da comunidade no futuro.  O futuro a Deus pertence, e quando chegar lá a gente vê como resolver, pensam os asnos politiqueiros locais!

A sociedade silenciosamente começou a virar isso.  Muita gente ainda usa o carro para tudo, mas a cada dia observo mais e mais ciclistas nos horários de pico, indo ao trabalho.  E não são porteiros, faxineiros e pedreiros, tradicionais usuários.  São engenheiros, advogados, professores, pesquisadores, etc, todos formadores de opinião.  Você os reconhece porque a maioria usa capacete e pedala com uma mochila nas costas.  E as bicicletas parecem bem tratadas.

Quando mais e mais bikes pululam para todo lado, mais e mais pessoas se conscientizam de que a cidade precisa servir a todos e não só aqueles que tem e querem usar o carro.  Cabe aos políticos abrirem o olho e realmente trabalharem DURANTE TODO O MANDATO, para uma política real de uso da bicicleta no Recife.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010