27 de junho de 2012

QUANDO OS BONS SE OMITEM...

Amigos...

O sentido de comunidade é algo inerente ao ser humano.  Nossa raça sobreviveu nesse planeta em cima do coletivo. Somos animais gregários e por isso as cidades são tão atraentes, pela proximidade do outro.  Era assim no Recife.

Hoje não é mais.

Conviver em uma comunidade impõe certas regras de convívio, delimitando claramente onde termina o espaço e os direitos de um, e começam os espaços e direitos dos outros.  Com o crescimento das comunidades, isso que antes se resolvia aos grunhidos e no braço, foi transferido para a lei.  A lei, seu braço de força, a fiscalização, e os árbitros da lei, o judiciário, são os elementos que permitiaram que as pessoas se mantivessem juntas, sem querer um comer o fígado do outro.  Era assim até uns 30 anos atrás, também aqui no Recife.

Mas sucessivos governos municipais e estaduais ineficientes ou negligentes, que preferiram não investir em educação, o braço formador de uma comunidade, fizeram a qualidade dessa educação cair e muito.  O medo e a incerteza fez as pessoas se encolherem, se acovardarem.  Quem nunca ouviu a famosa frase: NÃO FAZ ISSO, QUE O CARA PODE ESTAR ARMADO, TE DÁ UM TIRO, QUE ESTÃO MATANDO POR QUALQUER COISA!

Assim, mais e mais pessoas foram se "encolhendo comunitariamente", se omitindo, deixando de reclamar, deixando de lutar por seus direitos.  De carona, o poder público foi esvaziando a fiscalização, e o judiciário, protelando suas decisões, fazendo com que os cidadãos de bem que têm alguma dignidade e que sentiram seu mundo encolher, e se fechar em torno de si, também se fecharam e se retraíram. 

E quando os bons se omitem, o mal impera.

É isso que temos no Recife.  O trânsito está uma droga, vamos acreditar no governo.  As pessoas têm medo de viver na cidade, vamos acreditar no governo.  Alguém estaciona em cima do passeio, o governo não faz nada.  Pegar o telefone e denunciar, cobrar, tirar uma foto e mandar para o jornal, mostrando a placa, ninguém resolve.  Reclamar com o motorista, NEM PENSAR. E o governo também não consegue por um guarda no pés de cada cidadão.  Isso é papel da educação.  Mas está tudo amarrado, e a educação também não lida com isso.

Talvez surja alguém que tenha um senso de justiça e indignação, e esteja em uma posição para realmente agir como um estadista, pensando na sociedade, na cidade, no estado. E deixando de lado os planos eleitoreiros futuros, as pretensões pessoais,  e que mostre realmente a alma pernambucana, a independência no agir, a macheza para peitar uma situação que exige muito de qualquer governante. Quem sabe, ele receba votos suficientes para poder atuar.  E quem sabe, atue.  Até onde podemos ir nos escondendo das decisões ruins que são necessárias para resolver esses problemas?

Hoje, talvez seja seu primeiro dia da indignação geral.  Acorde!

COMENTEM!!!

2 comentários:

  1. Rogério, este texto poderia ser escrito por mim ou por outra qualquer pessoa aqui em Portugal. Infelizmente é assim por todo o lado e por mais indignação que se possa ter as coisas não mudam. Não será uma inevitabilidade mas... não sei como se possa mudar o rumo das coisas. É com tristeza que o digo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe... como está dito, só se resolve quando aparece um político estadista, a definição não é minha, foi algo que li sobre o ENRIQUE PENALOSA, ex-prefeito de Bogotá e que se transformou em um ícone, um modelo de prefeito realmente preocupado em resolver os problemas da população que o elegeu e não ficar se preocupando nem atuando apenas para se reeleger. São poucos, mas existem. Resta encontra-los! O mais interessante é que um prefeito assim, provavelmente, seria reeleito e poderia ser reeleito várias vezes se fosse possível (aqui só se permite 1 reeleição para o mesmo cargo). E se não fosse subindo na hierarquia, porque provavelmente, por onde passasse, iria arranjando apoio. Vamos torcer para aparecer alguém assim!

      Excluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010