20 de fevereiro de 2009

BICICLETADA RECIFE 2009

BICICLETADA
RECIFE 2009


Amigos...

Repasso o convite para a BICICLETADA RECIFE 2009. Extrai o texto dos vários PDFs enviados e estou publicando na integra. Vamos participar, por uma Recife melhor!

Onde você quer viver?

então comece a construir:
  • deixe o carro em casa sempre que possível: ele polui o ar, degrada a cidade, evita a convivência, congestiona as ruas, causa tédio e agressividade;
  • use transporte coletivo na rotina. Alguns minutos a mais no seu percurso podem tornar a cidade melhor para todos, inclusive para você. No espaço de 3 carros (geralmente levando uma pessoa cada) pode circular um ônibus com 60 passageiros ou 20 ciclistas;
  • faça os pequenos deslocamentos à pé ou de bicicleta. Além de fazer exercício, você irá enxergar a cidade com outros olhos;
  • participe das discussões sobre transporte público e cobre as autoridades;
  • respeite o ciclista e o pedestre: eles têm o mesmo direito que você de circular nas ruas com segurança. Ao ultrapassar uma bicicleta, reduza a velocidade e mantenha distância. Nas faixas, a preferência é sempre do pedestre (a não ser que exista semáforo específico).

BICICLETADA
O trajeto percorrido pela Bicicletada sempre é decidido no momento da saída em reunião aberta!
RECIFE-PE
A Bicicletada do Recife acontece toda última sexta-feira do mês, faça chuva ou faça sol! NÓS SOMOS O TRÂNSITO!
Venha reivindicar seu espaço nas ruas com a sua bicicleta!
DIA: 27/02 (última sexta-feira do mês)
LOCAL: Marco Zero – Recife Antigo
CONCENTRAÇÃO: 17hs SAÍDA: 18h30mim
Informações: http://www.bicicletada.org/recife


BEM VINDA/O À BICICLETADA
  • A Bicicletada é uma iniciativa civil de promoção dos meios de transporte não-motorizados que acontece no Brasil desde 2002. Nossos encontros acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, a partir das 18h, em locais previamente determinados por várias cidades do Brasil e do mundo.
  • A Bicicletada não é apenas um passeio, é uma celebração do transporte sustentável e um espaço para reivindicarmos nossos direitos, trocarmos experiências e idéias. Inspirados pelo movimento mundial de Massa Crítica, não temos
  • líderes nem hierarquia. A qualquer momento, sobre qualquer assunto, todos os participantes podem e devem opinar para buscarmos um consenso. Dê sugestões, exponha seus pontos de vista, escute e respeite os demais participantes.
  • Não há guias durante a bicicletada: todos são responsáveis pela condução, coesão e segurança do grupo. O trajeto é combinado pelos participantes que estiverem presentes.
  • Pedalamos em ritmo lento, respeitando pedestres e motoristas.
  • Buscamos estabelecer contato com os motoristas e pedestres, panfletando, conversando, exibindo nossas faixas e alegorias.
  • Nos eventos de Massa Crítica, a coesão do grupo é fundamental para ocuparmos nosso espaço nas ruas. Fique atento para quem vem atrás e para quem vai à sua frente para evitar “buracos” no meio do grupo.
  • Ocupamos a faixa da direita (exceto quando esta é dedicada aos ônibus). Ao pararmos no sinal, não fazemos “corredor” (passar por entre os automóveis), distribuímos panfletos e conversamos com os motoristas.
  • Não pedalamos sobre a calçada, não seguimos na contramão e sempre respeitamos a faixa de pedestres.
  • Se você não tem muita experiência em pedalar no trânsito, não fique nos extremos do grupo. Posicione-se no meio da massa e não tenha vergonha de pedir conselhos e dicas aos outros participantes.
  • Enfeite a sua bicicleta, traga cartazes e panfletos, use a criatividade para tornar a sua cidade mais humana.

NÓS SOMOS O TRÂNSITO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010