10 de setembro de 2009

PEDALAR DÁ "BARATO"!


Amigos...

Definitivamente, pedalar dá "barato"! Quem pratica exercícios com regularidade sabe o quanto faz falta quando não pode mais fazê-los. É uma verdadeira síndrome de abstinência, causada pela falta das endorfinas, as "drogas" naturais de cada um. São as mesmas que disparam todas as sensações de prazer como quando a gente come chocolate, toma uma bebida gelada em um dia quente ou se acaba numa noite de amor!

O interessante é que nem é preciso pedalar muito, dúzias e dúzias de quilômetros! Basta uma saída simples, quinze a vinte minutos pedalando de leve, para sentir aquela sensação de prazer tomando conta do nosso corpo. Talvez a consigamos sentir porque não estamos tão estressados com o tráfego, porque estamos mais conectados conosco mesmo, desfrutando do sol na pele, do vento no rosto, da alegria de viver.

Pedalar pela cidade a qualquer hora e com qualquer tempo exige paciência. Nossas cidades passaram muito tempo sendo destinadas aos automóveis, a velocidade. O aquecimento global está conseguindo mudar aos poucos a mentalidade das pessoas. Mais e mais gente começa a se questionar se existe mesmo status em ter um carro enorme com todos os luxos possíveis se ele não consegue cumprir sua principal função, levar você rapidamente de um local para outro. E é ai que entra a bicicleta e a redescoberta do prazer de viver.

Muitos acreditam ainda que ser rico é dispor de muitos recursos financeiros. A riqueza é traduzida em um grande carro, uma enorme casa, viagens e prazeres à mesa. Serão tempos duros para estas pessoas que não percebem que um dia de sol, com brisa suave no rosto, uma água de côco gelada, e uma pedalada pela cidade são mais baratas e muito mais prazeirosos e saudáveis. É isto que a bicicleta proporciona: o prazer das coisas simples. A redescoberta daquilo que tinhamos na infância, uma pedalada com os amigos, o suor escorrendo do rosto sorridente e despreocupado. De bike você é livre!

São as coisas mais simples que costumam marcar mais a nossa vida. Para que complicar?

COMENTEM!!!

6 comentários:

  1. Você escreveu de uma maneira que dá vontade de pedalar também rs
    Estou enferrujada,mas vou tentar.Caminhar é um ótimo exercício para as pernas,mas pedalar pode acelerar esse processo,uma boa dica.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Gê... tanto pedalar quanto andar são excelentes para a saúde, eu faço os dois. Acontece que pedalando vc vai mais longe dentro de sua cidade, percorre locais que andando só se você estiver disposta a andar muito. Andando sua velocidade é cerca de 4 a 5 km/h. De bicicleta, entre 15 e 20 km/h média. Aqui em Recife, isto quase dá para ver metade da cidade em duas horas. Escolha uma bicicleta compatível com vc, procure grupos que pedalem perto de sua casa, e saia. A experiência é ótima! Eu garanto!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo! Sou novo no pedal, mas já muito fanático! =D Essa tal de endorfina é muito boa! Saio de casa às 05:50 e chego no trabalho às 06:25, com 12km de pedalada; até agora (11:21) sinto uma sensação boa no corpo... É muito boa mesmo. O corpo fica relaxado e o dia mais alegre e menos estressante.

    Recomendo muito todos nós (seres humanos)começarmos a usufruir do prazer em pedalar.

    Um dia eu li isso:
    "Não precisamos deixar o carro estagnado em nossas garagens, apenas rever se para aquele trajeto vamos percorrer, ele realmente é necessário."

    É assim que eu vivo com minha bicicleta, é assim que eu vivo com meu carro.

    ResponderExcluir
  4. E é assim que se vive, Léo, PENSANDO se vale a pena usar o carro ou o ônibus ou a bicicleta ou os dois pézinhos que a natureza nos deu... É um ato importante, PENSAR, que nos distingue na natureza. E vamos pensando bem em pedalar sempre!

    ResponderExcluir
  5. Como vocês dizem aí desse lado do Atlântico “pedalar dá barato”, nós dizemos que é um prazer andar de bicicleta.
    Hoje estava para ir dar a minha volta habitual de quinta-feira, quando ao principio da tarde começou a chover, bolas … já me "lichou" a volta.
    Quando estou para sair e por qualquer razão não o posso fazer, parece-me que até fico com uma certa angústia, isto parece ridículo mas é verdade.
    Andar de bicicleta para mim é quase como uma terapia para um bem-estar psicológico, não esquecendo a parte física que é importantíssima.
    Amigos andem de bicicleta, muitos ou poucos km, mas façam-no com regularidade.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHA... Filipe... dá barato é gíria mesmo... copiada de quem usa as "outras" drogas! Quanto as chuvas, tenho sorte de morar em uma cidade que chove pouco ou nada em boa parte do ano... agora mesmo, o período de chuvas anual está acabando, os dias estão lindos, o céu azul, sem nuvens, a brisa gostosa que deixa o pedalar extremamente agradável! Aliás, todas as atividades externas estão "despertando" depois do Longo e Tenebroso Inverno de 2 meses! hehhahaha De agora até março-abril de 2010, vamos pedalar mmmmuuuuiiiittttooo!!!! Porque pedalar, pooooode!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010