24 de setembro de 2009

PEDALE COM SENSATEZ!



Amigos...

Todos os que pedalam descobrem que além de ser um ótimo exercício (ou talvez por causa disto), pedalar é também uma ótima forma de combater o estresse da vida moderna. Claro que ao enfrentarmos o trânsito em uma cidade com um nível de educação tão "elevado" quanto a nossa, temos de estar sempre atentos aos desmandos e desvarios dos outros elementos do trânsito, a saber, motoristas, motociclistas, outros ciclistas na contramão, carroceiros, atletas na contramão, além dos ônibus e caminhões, e também os pedestres. E para nem falar dos buracos, irregularidades na pista, obstáculos imprevistos, etc. Toda uma raça de pequenos problemas advém das interações que temos com estes elementos. E alguns são mais perigosos que outros.

Os motoristas, pela sua quantidade e pela sua "educação suiça", são os mais perigosos. Até porque nas grandes cidades, o tráfego com "popós" está se tornando uma verdadeira corrida de obstáculos. Redução do IPI, aumento das promoções, queda de juros, tudo isto favorece o aumento de "popós" nas ruas. Pena que, infelizmente, nossas ruas também não possam crescer em número e tamanho na mesma velocidade. Em resumo, o tráfego em si e o tempo crescente que estes motoristas passam nele são enormes fontes de estresse diário. E vai ficar pior, porque as poucas cidades que conseguiram reduzir o tráfego adotaram políticas de redução dos "popós", o que Recife não está fazendo!

O que rola então é um número crescente de atritos. Motoristas sentem-se pessoalmente ofendidos porque você não está preso no tráfego como ele. Muitos dificultam propositalmente a sua passagem pelo canto da pista, encostando o carro mais a direita na faixa lenta. Muitos acham que é correto "tirar finos", passar ralando por você, crentes que "deram o troco" ou "deram uma lição para aquele doido (você na bicicleta) deixar a bicicleta em casa e comprar um carro para ficar preso nas ruas como ele"! Visto assim, enquanto você está lendo aqui no blog, parece coisa de doido. Não é! É coisa de gente instável, que não tem consciência da fragilidade do ciclista até acidentar um. E esta instabilidade é derivada do estresse da vida a que ele está submetido. A maioria é gente comum, com vidas comuns, e que nunca pensou sobre o assunto. Mas que em um acesso de raiva, barbariza e pode acabar com a vida de um tranquilo ciclista!

De nada adianta tentar discutir com estas pessoas. Pessoas com ataques de raiva ficam cegas. São capazes das maiores besteiras. Quantas vezes não ouvimos contar casos de motoristas que depois de uma reclamação chegam a matar outro motorista em um acesso de fúria? Não vale a pena!

Quando você se deparar com uma pessoa assim, saia de fininho. Mesmo que isto te irrite, lembre-se que você é a parte desestressada da relação. É quem tem mais condição de se autocontrolar. É a parte que está gozando a vida, gozando aquele dia de sol enquanto o povo está sentado na lata de sardinha, que mesmo com ar condicionado, está suando "bicas"! Conte até 10, tire a bicicleta da via, encoste e deixe ele passar. Se parar e ficar gritando com você, ignore. Não sorria, porque isto vai ser a mesma coisa que debochar dele! E isto pode enfurecê-lo ainda mais. Faça "cara de paisagem" e evite responder. Acima de tudo, nunca se rebaixe ao nível da educação dele.

E tenha paciência. Ainda veremos todos eles pedalando ao nosso lado! É questão de tempo!

PS: Pelo sim, pelo não, pratique um pouco de boxe ou outra forma de autodefesa! Nunca se sabe a que ponto estas "feras" podem chegar!

COMENTEM!!!

4 comentários:

  1. Em 2 meses de bicicleta nunca tive problemas com motoristas... pra falar a verdade fico p**t0 da vida com os ciclistas que andam na contra mão.

    De qualquer forma, no dia que um se estressar... já fica o aviso.

    Valeu pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Léo, vc tem razão. Já me aconteceram alguns dissabores com ciclistas na contramão. Costumo gritar ao passar "PELA MÃO É MAIS SEGURO!!!". A maioria prefere a segurança psicológica de "acreditar" poder fugir dos carros vindos contra eles, que entender que a velocidade do carro MAIS a dele é maior que a velocidade do carro MENOS a dele! È um dos casos em que a FÍSICA explica bem, mas o "juízo" deles não entende FÍSICA!!! :)) Só nos resta continuar andando direito, dando bons exemplos e quem sabe, iluminando aos poucos as mentes obtusas!

    ResponderExcluir
  3. ola rodrigo, tambem uso a bici para ir ao trabalho e recomendo procurar as ruas menos movimentadas, o trajeto de bici deve ser mais longo e mais seguro, e ainda assim chegamos antes dos motorizados.

    ResponderExcluir
  4. Paulo, vc tem toda razão. Um erro comum ao novo comutador é tentar usar a bicicleta no lugar do carro sem usufruir de suas melhores características. A bicicleta não te dá grandes velocidades, mas te dá constância na baixa velocidade dela. Então um ou dois quilômetros a mais, por ruas tranquilas e sem tráfego, não fazem muita diferença. O importante é parar o mínimo, manter a fluidez do pedalar constante e tranquilo! Boas pedaladas!

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010