Recentemente tive uma conversa com um colega ciclista que, apesar de pedalar com os grupos pela cidade, tem receio de fazer 1km de casa para o parque da Jaqueira pelo tráfego noturno. Receio de pedalar pelo trânsito, à noite. Então pensei em algumas sugestões para os "marinheiros de primeira viagem no tráfego" de Recife!
- APAREÇA - Fique visível, bem visível. Use um roupas claras, coletes ou faixas refletivas, luzes fortes e bem direcionadas, ande com as costas eretas, se possível. Digamos que isto por si, já reduz a possibilidade de ser pêgo por acidente por um carro ou ônibus. Você está lá, o outro motorista vai te ver, e no máximo, encher teu saco buzinando. Se vc tem uma bike estradeira, considere a idéia de troca-la por uma bike de cidade, que deixa vc em uma posição mais elevada ao pedalar. Faça tudo para ser o mais visto da rua!
- ESCOLHA - Ao pedalar nas ruas, vc não é carro, mas muitas vezes continua pensando como motorista de um, seguindo avenidas movimentadas, pegando cruzamentos perigosos, etc. Escolha ruas laterais e menos movimentadas, rode mais para evitar um cruzamento cabuloso, e acima de tudo, programe sua rota com antecedência, pensando onde são os pontos críticos e o que se pode fazer para reduzir o risco.
- PACIÊNCIA - Pedalar é ir, chegar uma consequência. O prazer está em cada pedalada, no ar ao seu redor. Vc não está limitado pela "lata". Pedale sempre com paciência, sem pressa, sem agonia. Saia com mais tempo e esteja tranquilo ao pedalar. É uma atividade altamente anti-estressante, assim, desfrute e vá. Pedalar pelo tráfego não é ciclismo, é mobilidade. Velocidade e "agilidade" é a pior forma de conduzir sua bike no tráfego.
- RESPEITO - A lei, ao pedestre, ao carro, ao ônibus e caminhões. Pedalar no tráfego não é tribuna de debates. Não é o local para vc convencer quem faz barbeiragens contra você de que eles está errado. Sorria sempre, seja cortês, siga as leis do trânsito, REAPRENDA a ser aquilo que o carro te roubou: CIVILIZADO!
COMENTEM!!!
Pois é... uma boa sinalização e cortesia são fundamentais pra pedalada noturna e "sozinha" se tornem menos perigosas... de primeira é horrível msm, principalmente qnd avenidas movimentadas são inevitáveis... mas depois, nos "acostumamos" (ou levamos menos sustos, ou temos mais confiança)... bom, o bizu é deixar o receio de lado e ir pedalar... =)
ResponderExcluirMuito bom esse post...
enio PAiPA
Enio... em parte vc tem razão, a questão de nos acostumarmos. Eu tenho um pouco de receio de que de tão acostumado eu relaxe e cometa um erro fatal. Por isto, fico alerta mesmo acostumado. Pedalo defensivamente, sem medo, mas com cautela.
ResponderExcluirA camisa de manga longa vai sair assim que encontrar um fornecedor. Te aviso quando!