17 de março de 2010

YOGURTE X GASOLINA

Amigos...

Assisti agora ao vídeo abaixo e resolvi refletir um pouco sobre o assunto, comparando mais uma vez. Está em inglês, mas é bem simples de entender, bem ilustrativo mesmo se vc não falar uma palavra do idioma. Vale a pena!



Recife não é Nova Iorque. Não temos a infraestrutura cicloviária da "Capital do Mundo". Também não temos a quantidade de problemas de lá com o tráfego. Nem a qualidade dos nossos motociclistas pode se comparar, desde que os daqui não temem ser pegos e dirigem como loucos, muitos sem respeitar sinal, pedestres, carros e, claro, ciclistas e pedalistas.

Mas o vídeo tem uma informação importante para quem pedala na cidade: de bicicleta, nós somos constantes. Nossa velocidade média é maior do que a dos carros. Nossa cidade é plana, andando a 15km/h, velocidade normal, sem esforço, sem nem mesmo suar, aproveitamos melhor o seu traçado quadricular, seus binários e ruas laterais. Não precisamos seguir as vias principais, podemos e devemos andar nas vias secundárias, onde sem tráfego podemos manter uma velocidade média alta, sem problemas. Não tem tantos sinais nestas vias. Não paramos tanto, presos pelo tráfego intenso, sinais de cruzamentos e grande variedade de veículos. Somos constantes.

As motocicletas passam a mesma idéia, por poderem passar entre os carros. Idéia de flexibilidade, de agilidade. Mas ainda seguem pelos caminhos dos carros e isto deixa-as muito mais lentas. Elas pegam os sinais, pegam os carros e todo o tráfego que as obriga a fazer caminhos tortuosos entre eles para poderem andar um pouco mais rápido.

Recife tem vocação para a bicicleta e só agora está acordando para isto. Não importa quando, você ainda irá pedalar para o trabalho aqui!

COMENTEM!!!

3 comentários:

  1. Meu caro, é bem verdade que nossas "metrópoles" ainda não se comparam na infra-estrutura cicloviária,e enquanto isso o caos urbano está nos levando para os mesmos problemas de lá. É uma questão de tempo, ou melhor, de pouco tempo!Só torço para que um dia todos possam "enxergar" o ciclista com respeito no trânsito, por enquanto o usuário da bike é "invisível" e quando é visualizado nas ruas da cidade se torna apenas um estorvo para motoristas.

    ResponderExcluir
  2. Djanilson... Muitos de nós somos mesmo invisíveis. Usar bike de estrada na cidade, nos torna uma bunda em cima de um palito [uma roda de speed vista por trás!]. Para que não sejamos invisíveis, primeiro temos de ser BEM VISÍVEIS. Roupas claras, iluminação farta, fitas refletivas, tudo ajuda. Mas fica mais eficiente se vc estiver com as costas bem voltadas para o trânsito. Quanto a sermos um estorvo, somos como todos os veículos, EM QQ VELOCIDADE em que estejamos, desde que NA FRENTE DESTES MOTORISTAS que pensam assim. Por eles a estrada estaria sempre parecendo anúncio de carro, lisa, limpa, sem buracos ou tráfego. Se aparecer alguém, mais rápido ou mais devagar, ainda será um estorvo, perturbará a ordem mental destas pessoas. Infelizmente para estas, o mundo não é assim. E felizmente para nós, quanto mais engarrafado melhor! Carro parado é carro seguro! Resumindo, tudo é uma questão de ordem mental. Eu pedalo direito, evito contramão, pedalar em calçada, zigzaguear pelo meio dos carros, etc. E isto passa uma imagem de correção. Uma imagem assim, arrebata a simpatia dos motoristas, que vêm vc como um veículo lento, mas não transgressor. È mantendo este espírito que vamos um dia conquistar nosso espaço. È assim que iremos mais longe e conseguiremos uma Recife mais humana e mais democrática na divisão do seu espaço de mobilidade, as ruas! E vamos pedalando!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Rogerio eu consigo fazer o percurso , casa - trabalho em 7 minutos coisa que de onibus da uns 10 a 15 minutos e de carro a mesma coisa tendo em vista que o horario em que eu vou trabalhar é logo pela manhã.

    Pedalar também é sinonimo de rapidez.

    OBS: Dia 24 estarei voltando as pedaladas, agora com muito mais cautela tendo em vista os ultimos acontecimentos com a minha pessoa.

    ResponderExcluir

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010