12 de março de 2010

GIRO SEGURO...

Amigos...

Sempre que organizo uma saída para pedalar sozinho ou com alguns poucos amigos, gasto parte do tempo pensando onde é possível ir sem temer um assalto. Quem vive em grandes cidades está quase sempre em alerta para possíveis tentativas de assalto, Recife não é exceção. E numa cidade tão pedalável, as bicicletas são dinheiro vivo para os meliantes e viciados.

A maioria destes episódios acontece com o ladrão ou ladrões explorando a nossa maior fragilidade. Somos um veículo de equilíbrio, nos mantemos em pé graças ao movimento dos pedais e desde que sempre em movimento. Alguns até conseguem se equilibrar parados, mas ainda sim, é um equilibrio instável. Ladrões de bicicletas sabem disto e usam peso ou força para nos desequilibrar, ou mesmo pancadas para atordoar o ciclista e fazê-lo perder o rumo. O que fazer então para evitar isto?

Primeiro, perca a ilusão de que isto não ocorre neste ou naquele local. Já rodei em alguns locais sozinho e algum tempo depois, amigos foram assaltados ao passar por eles. O ladrão pode te atacar na Ciclovia da Orla, imitando um corredor, malhado, de camiseta, bem apessoado. Ele te bate, derruba e leva a bike antes que você perceba o que aconteceu. Portanto, se notar alguém correndo próximo a esta ou outra ciclovia, fique atento e acelere para passar rápido.

Depois, não aceite como certo que uma pessoa parada esperando ônibus é um honesto trabalhador. Já aconteceram casos de ciclistas acertados por pauladas ao passar perto de paradas de ônibus. Ele perde o equilibrio e fica tonto, enquanto o larápio desaparece. Fique de olho na calçada.

Outras técnicas como jogar o corpo em cima do ciclista para derruba-lo, chutar a roda dianteira ou puxar o ciclista contra si, são efetivas e tem feito vítimas na cidade. Solução: fique atento. Evite usar seu i-Pod para não se distrair, programe bem sua pedalada mas não "desligue" seu senso de alerta.

E se por acaso vc tiver sua bike roubada, não esqueça de usar o link do DENUNCIE E ALERTE, para evitar que a repassem. Especialmente se ela for uma bike de qualidade, marca cara ou tiver custado muito. Pedalar seguro depende de todos.

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010