9 de março de 2010

ESPAÇO... PARA TODOS!

Amigos...

Nós, ciclistas, somos também motoristas. Ou, pelo menos uma boa maioria dos que estão lendo este post é! Muitas vezes ao volante, estamos naquela posição incômoda do outro lado dos que imprensam. O que nos diferencia é que por pedalarmos, procuramos respeitar os outros ciclistas, respeitar o espaço de 1,5m ao ultrapassa-lo, não pressiona-lo e acima de tudo, nunca jogarmos o carro em cima deles.

Já me vi naquela situação de estar imprensado entre um ônibus e uma bike, sem saber aonde ir, e literalmente parado. Tenho de reconhecer que nem sempre é culpa do motorista a falta de espaço. Acontece. Simplesmente alguns espaços não foram concebidos para permitir que ciclista e motorista passem lado a lado. E neste caso, é deixar o veículo lento ir na frente, como você faria se na sua frente estivesse um carro antigo ou bem velho. Na faixa da direita, ele está certo e tem tanto direito a usar a via quanto vc [leia o CTB para qq dúvida sobre isto!].

E como agir corretamente nestas situações? Os ciclistas devem primeiro evitar estes espaços apertados. Pedalar na via exclusiva de carros na Av.Conde da Boa Vista, por exemplo, só em último caso. Em muitas vias deste tipo mal cabe um carro. E se for realmente necessário, aja como um automóvel: pedale pelo centro da faixa, pedale rápido e saia de lá o mais cedo possível. Neste caso mesmo, o mais indicado para pedalar são os binários, as vias menos movimentadas das laterais dela como a Manoel Borba e a Rua do Príncipe.

Aos motoristas colocados nestas situações, armem-se da paciência que vocês teriam se na frente estivesse um velho modelo T, a plenos 20km/h! Sei que com o calor escorchante que tem feito em Recife, com os ar condicionados suando para garantir um ambiente apenas morno, suportar um ciclista ou um calhambeque em situações assim é um exercício de paciência dos melhores. Mas ai entra a pessoa consciente que você é e que cobra dos outros posturas corretas: DÊ O EXEMPLO! Se for preciso, proteja seu colega de pedal, aja como "carro de apoio", siga-o sem pressiona-lo, suporte as buzinadas e outros "estímulos" dos menos conscientes. E aproveite para refletir sobre a pressa em que você vive. Se é mesmo tão necessária assim!

Resumindo, faça aos outros o que você iria querer para si. Um dia pode ser que seja você no lugar dele!

COMENTEM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OPS... Este espaço é seu, respondo a todos os pitacos que vocês enviarem, mas não modero, portanto, seja objetivo e mantenha o nível!!

DE OLHO NA BIKE



Click nas imagens e veja as fotos ampliadas no PICASA NA WEB!
Ei, QUER SUA FOTO AQUI TAMBÉM? Se tiver bicicleta nela, vale! Mande com uns 800 pixels de largura maior para CONTATO.RL@GMAIL.COM, com marca d'água, nome, email e/ou telefone. Atualizado todo final de semana.
No aguarde!

Original ROGÉRIO LEITE @ 2010